Dicas, materiais e informações sobre o Enem.
APOSTILA SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM - ALGUMAS DICAS
PROFESSORA: ISABELA CRISTINA E-MAIL: isabelacristinaabc@hotmail.com
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DAS
REDAÇÕES DO ENEM
O
Enem trabalha com cinco competências como critérios de correção. Cada
competência vale 200 pontos, totalizando 1.000 pontos para a nota máxima. Os
corretores devem avaliar se os estudantes foram capazes de:
1.
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (saber empregar a
gramática em seu texto);
2.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo (correta abordagem do tema e seguir a estrutura
dissertativo-argumentativa);
Atenção:
Os textos que a prova do Enem coloca junto à proposta de redação são apenas
motivadores. É essencial, portanto, que você, ao escrever sua redação,
coloque informações além daquelas expressas nos textos do Enem.
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O QUE É DISSERTAÇÃO-ARGUMETNATIVA?
Trata-se da discussão de
problemas por meio de um texto argumentativo, o qual deve apresentar Introdução, Desenvolvimento e Conclusão,
adotando-se o padrão de mais ou menos quatro parágrafos. Em cada um, deve
haver um mínimo de dois períodos com aproximadamente três linhas. Nele a
opinião é fundamentada com explicações e argumentos, para formar a opinião do
leitor ou ouvinte, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está
correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla
natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é
dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la.
Tal texto deve ser objetivo,
veiculando informações consensuais. Sua finalidade não é literária. Visa a
convencer, a persuadir o leitor.
Evite definições e críticas
virulentas às instituições, bem como manifestação de preconceitos.
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3.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e
argumentos em defesa de um ponto de vista (Coerência, ou seja, ideias devem
estar articuladas, elas têm que ter ligação uma com a outra);
Nesse
tópico é importante que a introdução esteja relacionada à conclusão. Na
introdução há uma tese, é importante que ela seja retomada, reafirmada na sua
conclusão junto com a solução. É necessário, portanto, que você elabore uma
proposta que mantenha coerência com a opinião defendida na redação.
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4.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação (Coesão);
Neste
item é essencial que você evite repetições desnecessárias, substituindo o termo
repetido por sinônimos ou pronomes. Assim, a sua redação não pode conter
frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico-gramatical (frases
soltas, sem conexão com o restante do texto); ausência de paragrafação; frase
com apenas oração subordinada, sem a principal.
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5.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, mostrando respeito
aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
O
participante deve elaborar proposta de intervenção clara e inovadora,
relacionada à tese bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Devem ser explicitados os meios para realizá-la.
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Para aumentar a exigência, um novo
item foi acrescido à avaliação da primeira competência, exigindo que o
candidato demonstre “[...] excelente domínio da modalidade escrita formal da
língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de
convenções serão aceitos somente como excepcionalidades e quando não
caracterizem reincidência”.
ESTRUTURA
DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVA – COMPETÊNCIA 2
Título
O título deve ser diferente do tema, já que trata do seu
ponto de vista particular sobre ele. O título é como se fosse o cartão de
visitas do texto, pois ele será a primeira parte a ser lida e, por isso, deve
ser expressivo, isto é, deve chamar a atenção, de alguma forma, para o seu
texto; é como uma manchete de jornal que deve ser boa o bastante a levar o
leitor a ler a matéria inteira. Assim, o título deve estar relacionado ao tema
e à tese e deve ser, na medida do possível, criativo e nada vago.
Palavras-chaves retiradas do tema e da coletânea podem compor um bom título.
Introdução (+ ou – 5 linhas)
A introdução é, normalmente, o 1º parágrafo da dissertação –
argumentativa e é nela que o tema e a sua tese devem ser apresentados ao leitor
de forma explícita. Aliás, pensando nele, lembre-se que qualquer um deve
conseguir ler seu texto e, assim, não pressuponha que o leitor conheça a
proposta de redação e o tema: o leitor deve conhecer o tema através do seu
texto, através da sua tese. É como quando um jornalista escreve uma notícia: é
ele quem deve contar e apresentar os fatos ao leitor, que nada sabe do ocorrido.
TESE é
a ideia que você vai defender no seu texto. Ela deve estar relacionada ao
tema e deve estar apoiada em argumentos ao longo da redação
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Você saberia dizer, pela introdução, qual é o tema e a tese
das seguintes redações?
Trecho 1
O triste aborto político
Em 2011, a
revista “Time” elegeu como a pessoa do ano o ser que protesta, “The
Protestant”. De fato, tal ação foi amplamente verificada no ano que se passou,
como exemplifica a “Primavera Árabe”. Nesta, milhares de pessoas lutaram pelos
seus direitos e exigiam algo que muitos parecem ter esquecido: participação
política.
Entretanto,
enquanto muitos árabes lutam por seus direitos políticos, o mundo ocidental parece
ter descartado tal conquista, tratando-a como um objeto substituível por outras
coisas que preenchem o vazio ali estabelecido.
Texto
disponível em http://www.fuvest.br/vest2012/bestred/127933.html
Trecho
2
Sobre equívocos, Narcisos e
imediatismos
Caracterizada pela evidente degradação do “ser” em “ter”, a atual
estrutura socioeconômica, embasada no que é efêmero e aparente, acarreta na
vida uma desvastadora inversão de valores. Os indivíduos, influenciados pela
vivência em meio a um mercado de consumo marcado pela competição, passaram a
enxergar o outro como um inimigo em potencial. Diante disso, entre
relacionamentos superficiais, valores egocêntricos e atitudes que priorizam o
imediato, o altruísmo vai se desfalecendo e se tornando uma raridade no mundo
contemporâneo. (…)
Texto disponível em http://www.fuvest.br/vest2011/bestred/132240.html
Trecho
3
Cidadania
virtual
Assistimos hoje ao fenômeno da
expansão das redes sociais no mundo virtual, um crescimento que ganha atenção
por sua alta velocidade de propagação, trazendo como consequência, diferentes
impactos para o nosso cotidiano. Assim, faz-se necessário um cuidado, uma
cautelosa discussão a fim de encarar essa nova realidade com uma postura
crítica e cidadã para então desfrutarmos dos benefícios que a globalização dos
meios de comunicação pode nos oferecer.
Trecho
4
Olhares
que buscam o Brasil
Ao despontar como potência econômica
do século XXI, o Brasil tem cada vez mais atraído os olhares do mundo, chamando
a atenção da mídia, de grandes empresas e de outros países. Contudo, é outro
olhar não menos importante que deveria começar a nos sensibilizar mais: o olhar
marginalizado e cheio de esperança daqueles que não têm dinheiro, dos famintos
e desempregados ao redor do globo. São pessoas com esse perfil que
majoritariamente contribuem para o crescente volume de imigrantes no país, e o
que se vê é uma ausência de políticas públicas eficientes para receber e
integrar essas pessoas à sociedade.
Dicas de
como começar uma redação
1.
Conceituando (definindo) algo: É a forma mais comum de se começar.
Exemplo:
Violência
é toda ação marginal que nos atinge de maneira irreversível: um tiro que nos é
dado, um assalto sem que esperemos, nosso amigo ou conhecido que perde a vida
inesperadamente através de ações inomináveis...
2. Apresentando alguma(s)
estratégia(s) argumentativa(s) como dados estatísticos, exemplos, citações,
depoimentos etc. – Este modo de apresentar a tese requer um conhecimento
prévio bastante vasto e certeiro, pois e você expor alguma informação errada
pode comprometer seu texto no quesito “coerência externa/verossimilhança”.
Exemplo
(dados estatísticos):
A
Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) enfrentará dificuldades para
concluir projetos que visam garantir a segurança e o funcionamento do setor
durante a Copa de 2014. A constatação é de um relatório do TCU (Tribunal de
Contas da União), ao qual a Folha teve acesso. Segundo o documento, foram
concluídas licitações referentes a apenas 11,6% dos R$ 45,7 milhões que a
reguladora deveria ter comprometido em 2012 com projetos exigidos pelo Gcopa
(Comitê Gestor da Copa 2014, grupo do Executivo que acompanha as ações de
preparação para a Copa do Mundo de 2014).
Exemplo 2 (citação ou argumento de autoridade)
Segundo Goethe, “Só é possível ensinar uma
criança a amar, amando-a.” Não é essa a realidade de um enorme contingente de
crianças brasileiras, vítimas da violência, aprendem, muito cedo, a odiar e a
descrer. Em verdade, no Brasil, um grande número de menores nunca teve ou terá
a chance de vivenciar a infância.
Exemplo 3 (comparação social)
Pixote ou Zé Pequeno, personagens,
respectivamente, dos filmes “Pixote” e “Cidade de Deus”, exemplificam, de forma
magistral, a triste realidade a que são submetidas muitas crianças brasileiras.
Vítimas da violência, fruto da miséria e do abandono, constroem, diariamente,
um país envergonhado – ou que, pelo menos, deveria sê-lo.
Exemplo 4 (comparação por oposição)
Em um mesmo território – que mais parecem
dois mundos distintos -, o Brasil, vemos as crianças que enfrentam boas escolas
e as que habitam o asfalto das grandes cidades. Enquanto aquelas constroem um
futuro, estas, vítimas da violência, edificam a ausência de um amanhã. Contudo,
seja na Vieira Souto, seja na Rocinha, a necessidade de todas elas é a mesma:
cuidados.
3. Interrogando o tema –
transforme o tema em pergunta e use as respostas a essa pergunta como
orientação para toda a argumentação. Mas atenção: todas as perguntas feitas
devem ser respondidas pelo autor do texto, não pelo leitor dele.
Exemplo
1:
É
possível imaginar o Brasil como um país desenvolvido e justo socialmente
enquanto existir tanta violência contra o menor? Onde serão encontradas
soluções factíveis para tal problema?
Exemplo
2:
O
que leva uma pessoa a imigrar para outro país? A busca por uma vida melhor? A
fuga de um regime totalitário, de uma crise financeira ou da miséria? Um grande
amor?
4. Contestando o tema – Você
pode discordar do tema desde que tenha argumentos fortes para isso. Muitos
perguntam se há a possibilidade do corretor não gostar do texto, não
concordar e assim dar nota baixa. E a
resposta é não. O corretor está lá para verificar se a redação atende às
expectativas da banca em relação à grade de correção (as competências) do ENEM
e não para gostar ou não de seu ponto de vista, até porque você deve escrever
imaginando um leitor universal e não o corretor.
Exemplo:
Embora
se divulgue que o trabalho infantil no Brasil diminuiu consideravelmente, isso
não é o bastante, já que o ideal é que ele seja erradicado não só do nosso
país, mas do mundo todo. Crianças ainda trabalham, até em regime escravo, em
plantações, carvoarias, nas cidades e até em suas próprias casas.
5. Traçando uma trajetória
histórica comparando passado e presente, projetando um futuro
Exemplo:
A
história da humanidade deu-se através dos movimentos imigratórios em busca de
desenvolvimento, de poder, de riquezas, de conquistas e se dá até hoje pelos
mesmos motivos.
6. Expondo períodos declarativos
Exemplos:
A
natureza está sendo submetida a um alto nível de degradação. Tanto os
indivíduos quanto as indústrias destroem o ecossistema. Tal atitude precisa ser
repensada, para que todos possam viver em harmonia com o meio.
7. Levantamento de hipótese
O
Brasil, a despeito de ter alcançado o posto de sexta economia mundial,
permanece apresentando problemas que não se coadunam com tal “status”. A
violência cometida contra o menor tem origem na miséria – a principal responsável
pela desagregação familiar. Assim sendo, faz-se necessário o esforço conjunto
de sociedade e poder constituído, a fim de reverter esse quadro.
8. Incluindo dados históricos
– Como no item 2, este modo de apresentar a tese requer um conhecimento prévio
bastante vasto e certeiro
No
Brasil, às crianças nunca foi dada a importância devida. Em Canudos e em
Palmares, não foram poupadas. Na Candelária ou na praça da Sé, continuam não
sendo.
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Desenvolvimento (+ ou – 20
linhas)
Deve conter dois ou três argumentos
que comprovam a tese, sendo atribuídos em diferentes parágrafos. Tais
argumentos não devem estar restritos
à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores, nem a questões do
senso comum.
ARGUMENTO
é a justificativa utilizada por você para convencer o leitor a concordar com
a tese defendida. Cada argumento deve responder à pergunta “por quê?” em
relação à tese defendida.
|
Dicas de
como desenvolver o argumento em uma redação.
ESTRATÉGIAS
ARGUMENTATIVAS – são recursos utilizados para desenvolver os argumentos, de
modo a convencer o leitor:
·
exemplos;
·
dados
estatísticos;
·
pesquisas;
·
fatos
comprováveis;
·
citações
ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto;
·
alusões
históricas; e
·
comparações
entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.
Por
exemplo, para desenvolver um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema
“Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado” (ENEM
2011), você poderia desenvolver:
Tese: O excesso de exposição da vida
privada nas redes sociais pode ter consequências graves, como situações de
violência cibernética.
Argumentos:
1.
explicação sobre o que é violência cibernética;
2.
dados de pesquisas que comprovam a tese;
3.
exemplos de situações de violência, com o “cyber bulluing”;
4.
depoimento de especialistas no assunto; e
5.
contra-argumento: aspectos positivos das redes sociais.
Proposta de
intervenção:
Alertar os jovens, por meio de campanhas, tanto na escola, por professores,
como em casa, com os familiares, sobre os perigos da superexposição nas redes
sociais.
Como desenvolver uma tese?
Você pode iniciar o desenvolvimento
da tese transformando o tema em uma
pergunta. Ainda usando o tema do ENEM 2011, ficaria da seguinte forma:
“Viver em rede no século XXI: quais são os limites entre o público e o
privado?” ou “Como viver em rede no século XXI? Quais são os limites entre o
público e o privado?”.
A seguir, responda esta pergunta da maneira mais simples e clara possível,
concordando ou discordando ou, ainda, concordando em parte e discordando em
parte; esta resposta será seu ponto de
vista.
Pergunte a si mesmo o porquê da sua
resposta buscando uma justificativa para ela, uma causa, um motivo, uma razão
etc.: essa justificativa será seu
principal argumento.
Em seguida, reflita sobre os motivos
que o levaram ao argumento principal, pois eles o ajudarão a fundamentar a sua
posição: eles são seus argumentos
auxiliares. Através das estratégias argumentativas mencionadas
anteriormente, você desenvolverá seus argumentos.
ATENÇÃO!
Como o
ENEM sempre pede uma proposta de intervenção social, normalmente, o tema está
inserido em uma problemática; caso ele não esteja, caso não haja um problema,
problematize e depois intervenha.
|
Conclusão (+ ou – 5 linhas)
Parágrafo final com a proposta de
intervenção. O ENEM espera que você retome, reafirme a tese e proponha explicitamente uma solução praticável que
resolva ou minimize o problema exposto na tese, além do meio para realizá-la.
TEXTOS
MOTIVADORES: Para que servem?
Ao lermos as propostas de redação do
ENEM, percebemos que elas vêm acompanhadas do tema e da coletânea de textos que
tem a função de inspirar, motivar e expandir o seu raciocínio e a de fixar um
padrão temático e não deixar que você fuja do que foi exigido. A coletânea não é
um roteiro temático e sim um conjunto de possibilidades diversas de abordar a
complexidade do tema com o qual, supõe-se, você, candidato, já teria algum
contato. Os textos não possuem, entre si, uma hierarquia; eles podem e devem
ser aproveitados de diferentes formas, conforme o modo de cada um mobilizar seu
trabalho de leitura e escrita em função de seu projeto de texto.
Assim, ao lermos o tema e a
coletânea textual, devemos analisar que padrão
temático ela estabelece. Por exemplo, a proposta de redação do ENEM 2011
(“Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”)
vinculava-se a um assunto mais amplo, “tecnologia”, e envolveu a discussão
sobre privacidade no uso da internet na vida cotidiana, sob a forma das redes
sociais. Isso comprova que o tema proposto é um recorte do assunto “tecnologia”
sob o ponto de vista da “inserção da informática na vida cotidiana”, que
poderia gerar também outros temas como “A influência do telefone celular nas
relações interpessoais”, “O comércio eletrônico via Web”, “Inclusão digital e a
mudança de hábitos de leitura” e “Hackers e crimes cibernéticos” etc.
Para desenvolver o tema proposto, o
participante deveria abordar o uso das redes sociais, tais como MSN, Orkut,
Twitter e Facebook, discutindo a questão da privacidade – quais os pontos
positivos e negativos da exposição da vida pessoal que hoje ocorrem devido aos
avanços tecnológicos. A redação deveria, portanto, problematizar as
consequências dessa exposição excessiva que torna a vida privada cada vez mais
pública e os riscos decorrentes dessa exposição, procurando defender uma tese,
um ponto de vista a esse respeito.
Cuidado
para não tangenciar o tema
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Considera-se tangenciamento ao tema a abordagem
parcial, ou marginal, do tema
dentro do assunto. Por exemplo, se um candidato ao ENEM 2011 abordasse outros
aspectos relacionados à inserção da informática na vida cotidiana, como
inclusão digital, internet de um modo geral, referindo-se de forma superficial
e paralela às redes sociais e à questão da privacidade, poderá ser considerada
como fuga parcial ao tema, ou tangenciamento. Isso ocorre porque o autor partiu
do assunto “tecnologia” (levando-se em conta que “assunto” é mais amplo do que
“tema”) sem focalizar plenamente o tema “redes sociais e privacidade”. O tema
foi abordado, portanto, apenas parcialmente, de maneira marginal,
superficialmente. O tangenciamento também ocorrerá se a redação abordar a
questão da privacidade sem relacioná-la às redes sociais ou se confundir a
distinção entre público x privado com governamental x particular, gratuito x
pago.
Não
fuja do tema!
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Fugir do tema é abordá-lo de uma forma
completamente diferente do recorte temático feito pela coletânea textual e,
assim, construir um texto que nada tenha a ver com a proposta de redação. Ainda
no exemplo do ENEM 2011, dentro do assunto tecnologia, a não consideração dos
limites entre o público e o privado na questão dos avanços em hardware, como tablets e smartphones, foi considerada fuga ao tema. Foi considerada também
fuga ao tema a abordagem de temas relacionados a outros assuntos, como meio
ambiente, saúde ou educação.
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ANÁLISE DE REDAÇÕES NOTA 1000
Apresentamos, a
seguir, a proposta de redação do Enem 2011, para que possamos exemplificar
melhor os passos necessários à elaboração de um texto nota 1000.
PROPOSTA
DE REDAÇÃO
Com base na
leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão
da língua portuguesa sobre o tema VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: OS LIMITES
ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO, apresentando proposta de conscientização
social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de
forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Liberdade
sem fio
A
ONU acaba de declarar o acesso à rede um direito fundamental do ser humano –
assim como saúde, moradia e educação. No mundo todo, pessoas começam a abrir
seus sinais privados de wi-fi, organizações e governos se mobilizam para
expandir a rede para espaços públicos e regiões aonde ela ainda não chega, com
acesso livre e gratuito.
ROSA,
G.; SANTOS, P. Galileu. Nº 240, jul. 2011 (fragmento).
A
internet tem ouvidos e memória
Uma pesquisa da
consultoria Forrester Research revela que, nos Estados Unidos, a população já
passou mais tempo conectada à internet do que em frente à televisão. Os hábitos
estão mudando. No Brasil, as pessoas já gastam cerca de 20% de seu tempo on-line
em redes sociais. A grande maioria dos internautas (72%, de acordo com o
Ibope Mídia) pretende criar, acessar e manter um perfil em rede. “Faz parte da
própria socialização do indivíduo do século XXI estar numa rede social. Não
estar equivale a não ter uma identidade ou um número de telefone no passado”,
acredita Alessandro Barbosa Lima, CEO da e.Life, empresa de monitoração e
análise de mídias.
As
redes sociais são ótimas para disseminar ideias, tornar alguém popular e também
arruinar reputações. Um dos maiores desafios dos usuários de internet é saber
ponderar o que se publica nela. Especialistas recomendam que não se deve
publicar o que não se fala em público, pois a internet é um ambiente social e,
ao contrário do que se pensa, a rede não acoberta anonimato, uma vez que mesmo
quem se esconde atrás de um pseudônimo pode ser rastreado e identificado.
Aqueles que, por impulso, se exaltam e cometem gafes podem pagar caro.
Disponível
em: http://www.terra.com.br. Acesso em: 30 jun. 2011 (adaptado).
INSTRUÇÕES:
O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
O texto
definitivo deve ser escrito a tinta, na folha própria, em até
30 linhas.
A redação com
até 7 (sete) linhas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
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Redação de Mary Clea Ziu Lem Gun, Barueri (SP)
Cidadania virtual
Assistimos
hoje ao fenômeno da expansão das redes sociais no mundo
virtual, um crescimento que ganha atenção por sua alta velocidade de
propagação, trazendo como consequência, diferentes impactos para o nosso
cotidiano. Assim, faz-se necessário um cuidado, uma cautelosa discussão a fim
de encarar essa nova realidade com uma postura crítica e cidadã para então
desfrutarmos dos benefícios que a globalização dos meios de comunicação pode
nos oferecer.
A internet nos abre uma ampla porta
de acesso aos mais variados fatos, verbetes, imagens, sons, gráficos etc. Um
universo de informações de forma veloz e prática permitindo que cada vez mais
pessoas, de diferentes partes do mundo, diversas idades e das mais variada
classes sociais, possam se conectar e fazer parte da grande rede virtual que
integra nossa sociedade globalizada. Dentro desse contexto as redes sociais
simbolizam de forma eficiente e sintética como é o conviver no século XXI, como
se estabelecem as relações sociais dentro da nossa sociedade pós-industrial,
fortemente integrada ao mundo virtual.
Toda a comodidade que a rede virtual
nos oferece é, no entanto, acompanhada pelo desafio de ponderar aquilo que se
publica na internet, ficando evidente a instabilidade que existe na tênue linha
entre o público e o privado. Afinal, a internet se constitui também como um
ambiente social que à primeira vista pode trazer a falsa ideia de assegurar o
anonimato. A fragilidade dessa suposição se dá na medida em que causas
originadas no meio virtual podem sim trazer consequências para o mundo real.
Crimes virtuais, processos jurídicos, disseminação de ideias, organização de
manifestações são apenas alguns exemplos da integração que se faz entre o real
e o virtual.
Para um bom uso da internet sem cair
nas armadilhas que esse meio pode eventualmente nos apresentar, é necessária a
construção da criatividade, o bom senso entre os usuários da rede, uma
verdadeira educação capaz de estabelecer um equilíbrio entre os dois mundos, o
real e o virtual. É papel de educar tanto das famílias, dos professores como da
sociedade como um todo, só assim estaremos exercendo de forma plena nossa
cidadania.
Texto extraído do documento A redação do Enem 2012 –
Guia do Participante disponível em http://www.inep.gov.br/
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Redação de Camila
Pereira Zuconi, Viçosa (MG)
Redes sociais: o
uso exige cautela
Uma característica inerente às
sociedades humanas é sempre buscar novas maneiras de se comunicar: cartas,
telegramas e telefonemas são apenas alguns dos vários exemplos de meios
comunicativos que o homem desenvolveu com base nessa perspectiva. E, atualmente,
o mais recente e talvez o mais fascinante desses meios, são as redes virtuais,
consagradas pelo uso, que se tornam cada vez mais comuns.
Orkut, Twitter e Facebook são alguns
exemplos das redes sociais (virtuais) mais acessadas do mundo e, convenhamos, a
popularidade das mesmas se tornou
tamanha que não ter uma página nessas redes é praticamente como não estar
integrado ao atual mundo globalizado. Através desse novo meio as pessoas fazem
amizades pelo mundo inteiro, compartilham ideias e opiniões, organizam
movimentos, como os que derrubaram governos autoritários no mundo árabe e,
literalmente, se mostram para a sociedade. Nesse momento é que nos convém
cautela e reflexão para saber até que ponto se expor nas redes sociais
representa uma vantagem.
Não saber os limites da nossa
exposição nas redes virtuais pode nos custar caro e colocar em risco a
integridade de nossa imagem perante a sociedade. Afinal, a partir do momento em
que colocamos informações na rede, foge do nosso controle a consciência das
dimensões de até onde elas podem chegar. Sendo assim, apresentar informações
pessoais em tais redes pode nos tornar um tanto quanto vulneráveis moralmente.
Percebemos, portanto, que o novo
fenômeno das redes sociais se revela como uma eficiente e inovadora ferramenta
de comunicação da sociedade, mas que traz seus riscos e revela sua faceta
perversa àqueles que não bem distinguem os limites entre as esferas públicas e
privadas “jogando” na rede informações que podem prejudicar sua própria
reputação e se tornar objeto para denegrir a imagem de outros, o que, sem
dúvidas, é um grande problema.
Dado isso, é essencial que nessa
nova era do mundo virtual, os usuários da rede tenham plena consciência de que
tornar pública determinadas informações requer cuidado e, acima de tudo, bom
senso, para que nem a própria imagem, nem a do próximo possa ser prejudicada.
Isso poderia ser feito pelos próprios governos de cada país, e pelas próprias
comunidades virtuais através das redes sociais, afinal, se essas revelam sua
eficiência e sucesso como objeto da comunicação, serão, certamente, o melhor
meio para alertar usuários a respeito dos riscos de seu uso e os cuidados
necessários para tal.
Texto extraído do documento A redação do Enem 2012 –
Guia do Participante disponível em http://www.inep.gov.br/
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Redação de Isabela
Carvalho Leme Vieira da Cruz
O fim do Grande
Irmão
Câmeras que gravam qualquer
movimento, telas transmitindo notícias a todo minuto, o Estado e a mídia
controlando os cidadãos. O mundo idealizado por George Orwel em seu romance
1984, onde aparelhos denominados teletelas controlas os habitantes de Oceania
vem se tornando realidade. Com a televisão e, principalmente, a internet, somos
influenciados – para não dizer manipulados – todos os dias.
Tal influência ocorre,
majoritariamente, através da mídia e da propaganda. Com elas, padrões de vida
são disseminados a uma velocidade assombrosa, fazendo a sociedade, muitas vezes
privada de consciência crítica, absorvê-los e incorporá-los como ideais
próprios. Desse modo, deixamos de ter opinião particular para seguir os modelos
ditados pelo computador, acreditando no que foi publicado, sem o devido
questionamento da veracidade dos fatos apresentados.
Com isso, as novas redes sociais,
surgidas nesse início do século XXI, se tornam os principais vetores da
alienação cultural e social da população, uma vez que todos possuem um perfil
virtual com acesso imensurável a todo o tipo de informações. Por isso, diversas
empresas e personalidades se valem da criação de perfis próprios, atraindo
diversos seguidores, aos quais impõe sua maneira de agir e pensar. Esses
usuários, então, se tornam mais vulneráveis e suscetíveis à manipulação
virtual.
Outro ponto negativo dessas redes,
como o Facebook e o Twitter, é o fato de todo o conteúdo publicado ficar
armazenado na internet, permitindo a determinação do perfil dos usuários e a
escolha da melhor maneira midiática de agir para conquista-los. Além disso, o
uso indiscriminado de tais perfis possibilita a veiculação de imagens ou
arquivos difamadores, servindo como ferramenta política e social para aumentar
a credibilidade de determinadas personalidades, como ocorre com Hugo Chaves em
sua ditadura na Venezuela e comprometendo outras, com falsas denúncias, por
exemplo.
Diante disso, é necessária a
aplicação de medidas visando a um maior controle da internet. A implantação, na
grade escolar brasileira, do estudo dessas novas tecnologias de informação,
incluindo as redes sociais, e a, consequente, formação crítica dos brasileiros,
seria um bom começo. Só assim, poderemos negar as previsões feitas por George
Orwell e ter um futuro livre do controle e da alienação.
Texto extraído do documento A redação do Enem 2012 –
Guia do Participante disponível em http://www.inep.gov.br/
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Redação de
Wellington Gomes de Souza, São Paulo (SP)
Universalização com
informação
Devido à sua natureza social, o ser
humano, durante toda a sua história, dependeu dos relacionamentos para conviver
em comunidade e assim transformar o mundo. Hoje, as redes sociais na internet
adquirem extrema importância, visto que são os principais meios através dos
quais as pessoas se relacionam diariamente. Além de universalizar o acesso a
elas, devemos conhecer também esse novo ambiente em que agimos.
As inovações tecnológicas, em sua
maioria, buscam criar soluções que facilitem cada vez mais as nossas tarefas do
cotidiano. Uma dessas tarefas, imposta pela sociedade, é a de mantermo-nos
presentes e presentes e participativos em nossos círculos de relacionamentos,
principalmente no dos amigos. Tarefa árdua em meio ao agito e falta de tempo do
nosso estilo de vida contemporâneo, ficou muito mais simples com o advento das
redes sociais digitais, como o “Facebook” e o “Orkut”, por exemplo. O sucesso
dessas inovações é notado pela adesão maciça e pelo aumento considerável no
número de acessos.
Porém, um ponto importante a ser
analisado é a questão do futuro da privacidade. O fato de acessarmos essas
redes até mesmo do conforto do nosso lar, isolado contato físico do convívio
social, nos faz esquecer que a internet é um ambiente público. Nele as outras
pessoas podem, e vão, julgar comportamentos, criticar ideias, acompanhar os
“passos” dos outros e inclusive proporcionar constrangimentos.
A velocidade com a qual as redes
virtuais foram inseridas em nossa sociedade ainda não permitiu que as pessoas
assimilassem e reconhecessem os limites que separam o ambiente público do
privado. Mediante esse descompasso, é importantíssimo que os governos incluam
na agenda da universalização do acesso às redes, também ações educativas –
palestras ou cursos – a fim de orientar os cidadãos, novos atores, sobre o que
é e como funciona esse novo palco de relações. Atitudes como essa é que vão
garantir, com dignidade, o acesso a esse novo mundo virtual de relações.
Texto extraído do documento A redação do Enem 2012 –
Guia do Participante disponível em http://www.inep.gov.br/
ROTEIRO DE ESQUELETO DA REDAÇÃO
A partir das reflexões acima você
poderá iniciar o rascunho do seu texto planejando-o. A sugestão proposta a
partir do que foi explanado acima é:
INTRODUÇÃO
|
·
apresente
o tema em uma ou duas frases;
·
interrogue
o tema;
·
responda
com a sua opinião;
·
justifique
com o argumento principal;
DESENVOLVIMENTO
|
·
fundamente-o
com os argumentos auxiliares ;
·
apresente
as estratégias argumentativas;
CONCLUSÃO
|
·
apresente
a proposta de intervenção social, meio possível para realizá-la e conclua.
Importante: Todos os parágrafos deverão
conter, no mínimo, dois períodos.
______________________________
FERRAMENTAS DE EDIÇÃO
Seu texto ficará mais claro, conciso
e elegante se você utilizar essas técnicas para escrever.
1. Use a forma direta de redação
A
maneira mais clara e simples de escrever segue esse modelo:
Vocativo
(se tiver) + sujeito + verbo + complemento
Assim:
Eu adorei o último
filme da série Crepúsculo.
Sujeito:
Eu
Verbo:
adorei
Complementos:
o último filme da série Crepúsculo.
Pedro, atropelaram
um ciclista na Avenida Paulista.
Vocativo:
Pedro
Sujeito:
indeterminado
Verbo:
atropelaram
Complemento:
um ciclista na Avenida Paulista.
A ordem direta tem vantagens: evita
erros gramaticais, organiza o pensamento e facilita a leitura do examinador.
Veja abaixo frases invertidas e compare com a versão em ordem direta.
Em prol da
sobrevivência, há milhares de anos, a caça e a pesca eram praticadas pelo
homem.
A caça e a pesca eram praticadas
pelo homem há milhares de anos em prol da sobrevivência.
Nesse contexto,
realmente eficiente seria promover uma profunda reeducação da população.
Nesse contexto, promover uma
profunda reeducação na população seria realmente eficiente.
Injusta é a falta
de reconhecimento da importância das diferenças culturais para o progresso da
humanidade.
A falta de reconhecimento da
importância das diferenças culturais para o progresso da humanidade é injusta.
Agora é
a sua vez.
Reescreva as frases da ordem inversa para a direta.
a) Nesse
contexto, para garantir o equilíbrio financeiro e ecológico do país, são
necessários o aumento da fiscalização e a aplicação de multas severas aos
desmatamentos ilegais.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Descontraídos,
alegras e peraltas na sala os garotos estão.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) No
lixo da feira, crianças garantiam o seu almoço.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Surgiu
ao longe uma estrela.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Por
todas as firmas ele passou à procura de emprego.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f) Foram
à escola pai, mãe e filho.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
g) Dominava
o meu coração uma saudade imensa.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
h) Inconformados,
os candidatos derrotados deixaram o país.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
i) Chegaram
as minhas encomendas?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Abuse dos pontos finais.
Uma frase longa nada mais é do que
duas curtas somadas. Escrever longas sentenças aumenta as chances de erros de
gramática, de pontuação e de organização das ideias. Por isso, dê preferência
às curtas. Se ficarem muito longas, corte-as. Use o ponto final sempre que
necessário, como um remédio para orações extensas. O segredo é dedicar uma frase
para cada ideia. Combinada com a redação na ordem direta, discutida no
item anterior, o texto fica mais inteligente. Desse jeito:
Frase original:
Campanhas na imprensa e projetos nas escolas poderiam ajudar na criação dessa
consciência ambiental, que já faz parte do discurso cotidiano, mas ainda
precisa se inserir de verdade nos hábitos e nas posturas de cada cidadão.
Nova versão: Campanhas na
imprensa e projetos nas escolas poderiam ajudar na criação dessa consciência
ambiental. Ela já faz parte do discurso cotidiano, mas ainda precisa se inserir
de verdade nos hábitos e nas posturas de cada cidadão.
Frase original: Sem
dúvida, a manutenção de importantes atividades econômicas, como o agronegócio e
a geração de energia hidrelétrica, só será possível se a floresta for mais
respeitada, já que alterações no período de precipitações prejudicam as
plantações de soja e cana-de-açúcar presentes no local, além de alterarem o
funcionamento das usinas.
Nova versão: Sem dúvida, a
manutenção de importantes atividades econômicas, como o agronegócio e a geração
de energia hidrelétrica, só será possível se a floresta for mais respeitada. Já
que alterações no período de precipitações prejudicam as plantações de soja e
cana-de-açúcar e modificam o funcionamento das usinas.
Agora é
a sua vez.
Reescreva as frases abaixo reduzindo os períodos longos por frases mais curtas.
a) Outra
solução seria difundir, ainda nas escolas, a importância do diálogo e as
implicações da violência, contribuindo para a formação de indivíduos mais
conscientes quanto ao assunto.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Na
contemporaneidade, esse sentimento mesquinho e egoísta causa exclusão social,
discriminação e até morte, por isso é dever do poder público, das instituições
de ensino e da família promover o respeito.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Fuja da voz passiva
É aquela em que o sujeito da
frase sofre a ação definida pelo verbo. Como nessa frase:
Em prol da
sobrevivência , há milhares de anos, a caça e a pesca eram praticadas pelo
homem.
O sujeito é “a caça e a pesca”,
mas quem fez a ação de caçar e pescar foi o homem. Ele é o agente da voz
passiva. Que tal transformá-lo em um ser ativo, que manda no pedaço e promove a
ação? Compare:
Há milhares de
anos, o homem pratica a caça e a pesca em prol da sobrevivência.
A construção da frase diz quem faz o
que e ainda evita erros na conjugação verbal.
AGORA É A SUA VEZ! Passe as frases abaixo da voz
passiva para a ativa.
a) Poucos
meses atrás, uma doméstica foi espancada por jovens na Barra da Tijuca, bairro
nobre do Rio de Janeiro.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) A
importância ecológica da Amazônia para o mundo é reconhecida por todos, leigos
ou especialistas.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) A
imprensa foi inventada por Gutenberg.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Os
alunos têm sido constantemente aconselhados pelo mestre.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Ele
será acompanhado por mim.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f) O
trabalho foi feito por ele.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
g) Foi
entregue à moça pelo carteiro, a carta.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Seja positivo. Evite a palavra
“não”.
Não conhecer é desconhecer. Não
autorizar é desautorizar. Não dizer é omitir. Não comparecer é ausentar-se. O
que não é possível é impossível. Então, sempre que possível, use palavras em
sentido positivo.
AGORA É A SUA VEZ! Transforme as palavras negativas
abaixo em seu sentido positivo equivalente.
Não acreditar:
__________________________________
Não saber: __________________________________
Não dar: __________________________________
Não ir: __________________________________
Não lembrar: __________________________________
Não deixar: __________________________________
Não concordar: __________________________________
5. Seja específico.
As palavras têm pesos diferentes e
dizem coisas diferentes. O pulo do gato está em tirar proveito dessas
diferenças. Observe:
Eu te amo,
confessou o amante.
Eu te amo, gritou o
amante.
Eu te amo, disse o
amante.
Eu te amo, murmurou
o amante.
Eu te amo, afirmou
o amante.
Eu te amo, mentiu o
amante.
Há sinônimos para todos os gostos e
ocasiões. Por isso, evite repetições de termos e seja específico naquilo que
quer dizer. Escolha palavras capazes de expressar exatamente o seu pensamento.
Isso é erudição.
AGORA É A SUA VEZ! Assinale a alternativa
correspondente ao sentido das palavras em destaque. Observe o seguinte:
·
o
objetivo não é buscar sinônimo perfeitos, mas palavras que se encaixem
especificamente no contexto, em todos os aspectos (gênero, regência,
concordância etc.);
·
se
o artigo estiver destacado junto com a palavra, o gênero pode ser alterado;
·
há
exercícios de múltipla escolha simples (apenas uma opção correta) e de múltipla
escolha complexa (mais de uma opção correta).
TEXTO 1:
Revista Língua Portuguesa – Português
para brasileiros (múltipla
escolha simples)
“O mercado de trabalho tem feito
muito brasileiro bem-sucedido voltar
às aulas para reciclar os
conhecimentos de português. A oferta
de cursos do gênero para quem deveria conhecer a própria língua é tendência recente, mas avança de forma paulatina
e constante nas escolas de idiomas,
antes dedicadas só a inglês,
espanhol e quetais.
A
busca do serviço normalmente é feita por pessoas que já possuem cursos de
graduação e até de pós-graduação, bons empregos, em alguns casos falantes de
outros idiomas, e com fluência. Em
geral, profissionais bem estabelecidos precisam relacionar-se com muita gente. São reuniões, exposições de projetos
para equipes e superiores, minutas, e-mails,
relatórios – enfim, uma infinidade de
processos no dia-a-dia requer desempenho
eficiente no uso da língua.”
ACIOLI, Gustavo. “Português para
brasileiros”. Revista Língua Portuguesa.
São Paulo: Segmento, n.1, ano I, p.30, jul. 2005.
1. bem-sucedido:
a)
milionário
b)
equilibrado
c)
impecável
d)
prestigiado
e)
vencedor
2. reciclar:
a) recuperar
b)
aprender
c)
relembrar
d)
rebuscar
e)
estipular
3. A oferta:
a) A
busca
b) A
oferenda
c) A
venda
d) O
oferecimento
e) A
solicitação
4. recente:
a)
inovadora
b)
contemporânea
c) nova
d)
arcaica
e)
hodierna
5. avança:
a)
direciona-se
b)
constitui
c)
insere-se
d)
estabelece-se
e)
cresce
6. paulatina:
a)
agressiva
b)
vagarosa
c)
inexorável
d)
crescente
e)
irremediável
7. constante
a) permanente
b) sutil
c)
inesgotável
d)
pusilânime
e)
verdadeira
8. dedicadas:
a)
variadas
b)
voltadas
c)
confrontadas
d)
indicadas
e)
atenciosas
9. A busca:
a) A
oferta
b) A
perseguição
c) A
pesquisa
d) A
procura
e) A
caça
10. fluência:
a)
influência
b) confluência
c)
paciência
d)
facilidade
e)
dificuldade
11. relacionar-se:
a) viver
b)
conviver
c)
habituar-se
d)
avizinhar-se
e)
vivenciar
12. infinidade:
a)
numerosidade
b)
infinitude
c)
quantidade razoável
d)
enorme quantidade
e)
grande quantia
13. requer:
a)
aceita
b)
planeja
c) exige
d) usa
e)
admite
14. desempenho:
a)
habilidade
b)
logística
c) trato
d)
convivência
e)
conforto
15. eficiente:
a) total
b)
mínimo
c)
razoável
d)
específico
e)
parcial
TEXTO 2:
Machado de Assis – início do primeiro
capítulo de Quincas Borba (múltipla
escolha complexa)
“Rubião fitava a enseada – eram oito horas da manhã. Quem o visse, com os
polegares metidos no cordão do
chambre, à janela de uma grande casa de Botafogo, cuidaria que ele admirava
aquele pedaço de água quieta; mas, em
verdade, vos digo que pensava em outra coisa. Cotejava o passado e o presente. Que era, há um ano? Professor. Que
é agora? Capitalista. Olha para si, para as chinelas (umas chinelas de Túnis,
que lhe deu recente amigo, Cristiano
Palha), para a casa, para o jardim, para a enseada, para os morros e para o
céu; e tudo, desde as chinelas até o céu, tudo entra na mesma sensação
de propriedade.
‘Vejam como Deus escreve certo
por linhas tortas”, pensa ele. ‘Se
mana Piedade tem casado com Quincas Borba, apenas me daria uma esperança colateral. Não casou; ambos morreram, e
aqui está tudo comigo; de modo que o
que parecia uma desgraça...’”
ASSIS, Machado de. Quincas Borba. In: Obra completa. Rio de Janeiro: Cia, José Aguilar Editora, 1971,
p.644, v.1.
1. fitava:
a)
admirava
b)
encarava
c)
olhava
d)
focava
e) desafiava
2. metidos:
a)
enfiados
b)
cravados
c)
inseridos
d)
colocados
e)
depositados
3. cuidaria:
a)
desconfiaria
b)
acharia
c)
imaginaria
d)
pensaria
e)
suporia
4. admirava:
a)
observava
b)
julgava
c)
pensava
d) amava
e)
apreciava
5. quieta:
a) estagnada
b)
parada
c)
empoçada
d) calma
e)
revolta
6. Cotejava:
a)
Equiparava
b)
Comparava
c)
Equilibrava
d)
Compensava
e)
Compreendia
7. recente:
a) jovem
b) novo
c)
contemporâneo
d)
inédito
e) atual
8. entra:
a)
inclui-se
b)
penetra
c)
adentra
d)
insere-se
e)
participa
9. sensação:
a)
imagem
b)
emoção
c) ideia
d)
perspectiva
e) noção
10. Vejam:
a)
Observem
b)
Percebam
c) Notem
d)
Imaginem
e)
Constatem
11. certo:
a)
lógico
b)
correto
c) claro
d)
evidente
e) óbvio
12. tortas:
a)
transversais
b)
incorretas
c)
esdrúxulas
d)
grotescas
e)
estranhas
13. colateral:
a)
secundária
b)
indireta
c)
genérica
d)
direta
e)
isolada
14. de modo:
a) de
jeito
b) de
sorte
c) de
maneira
d)
concluindo-se
e)
sabendo-se
15. uma desgraça:
a) uma
infâmia
b) uma
tragédia
c) um acidente
d) um
incidente
e) uma
tramoia
TEXTO 3:
Revista Época – Barrados no Seminário (múltipla
escolha complexa)
“O Vaticano deve divulgar dentro de seis semanas uma instrução que proíbe a entrada de seminaristas e a ordenação de padres
homossexuais, mesmo que celibatários.
A divulgação deverá ocorrer depois
do Sínodo dos Bispos, que acontecerá
em outubro, mas a instrução já causa
polêmica. O documento, que já
teria sido aprovado pelo papa Bento
XVI, seria uma solicitação do papa
João Paulo II, morto em abril, feita em 1994 à Congregação para a Educação
Católica, que também cuida dos seminários. A instrução não teria efeito retroativo, por isso padres
homossexuais celibatários não poderão ser afastados
da Igreja. O documento é interpretado
como uma tentativa de evitar mais escândalos de abusos sexuais envolvendo
padres, como os que têm vindo à tona nos Estados Unidos, onde 80% das vítimas
são meninos.”
A Semana – Barrados no Seminário. Época,
São Paulo, n.384, p. 10, 26 set. 2005.
1. divulgar:
a)
difundir
b)
disseminar
c)
espalhar
d)
informar
e)
confidenciar
2. uma instrução:
a) uma
norma
b) um
édito
c) um
edital
d) uma lei
e) uma
sugestão
3. proíbe:
a)
impede
b) veta
c)
determina
d)
estabelece
e)
castra
4. a entrada:
a) o
ingresso
b) a
admissão
c) a
penetração
d) a
visita
e) a
participação
5. celibatários:
a)
virgens
b)
castos
c) puros
d)
solteiros
e)
casados
6. ocorrer:
a)
acontecer
b)
nascer
c)
estabelecer-se
d)
iniciar
e)
começar
7. Sínodo:
a)
Encontro
b)
Convescote
c)
Piquenique
d)
Concílio
e)
Conselho
8. causa:
a)
desperta
b)
detona
c)
determina
d) cria
e)
estabelece
9. polêmica:
a)
controvérsia
b)
tumulto
c)
confusão
d)
argumentação
e)
bagunça
10. O documento:
a) O
artigo
b) O
assunto
c) O
texto
d) O
material
e) O
atestado
11. aprovado:
a)
sacramentado
b)
endossado
c) lido
d)
criticado
e)
passado
12. uma solicitação:
a) uma
ordem
b) uma
determinação
c) um
pedido
d) uma
insinuação
e) um
favor
13. efeito retroativo:
a)
efeito anterior
b)
efeito contrário
c)
efeito benéfico
d)
efeito de retorno
e)
efeito colateral
14. afastados:
a)
exterminados
b)
banidos
c)
expulsos
d)
exilados
e)
varridos
15. interpretado:
a)
compreendido
b)
entendido
c) visto
d)
analisado
e)
julgado
TEXTO 4:
Vinícius de Moraes (múltipla
escolha complexa)
Soneto
de Fidelidade
De tudo
ao meu amor serei atento
Antes, e
com tal zelo, e sempre e tanto
Que
mesmo em face do maior encanto
Dele se
encante mais meu pensamento
Quero vive-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir
meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim,
quando mais tarde me procure
Quem
sabe a morte, angústia de quem ama
Quem
sabe a solidão, fim de quem vive
Eu possa
me dizer do amor (que tive):
Que não
seja imortal, posto que é chama
Mas que
seja infinito enquanto dure.
MORAES, Vinicius de. In: Obra Completa. Rio de Janeiro: Cia, José
Aguilar Editora, 1971, p. 133.
1. atento:
a)
vigilante
b)
observador
c)
atencioso
d)
cuidadoso
e)
bondoso
2. zelo:
a)
atenção
b)
carinho
c)
cortesia
d)
cordialidade
e)
fidalguia
3. em face:
a)
diante
b) defronte
c) em
frente
d) ao
lado
e) atrás
4. encanto:
a)
fascínio
b)
deslumbramento
c)
beleza
d)
espetáculo
e)
maravilha
5. meu pensamento:
a)
minhas ideias
b) meu
raciocínio
c) minha
lógica
d) minha
visão
e) meus
princípios
6. vive-lo:
a)
aproveitá-lo
b)
curti-lo
c)
desfrutá-lo
d)
amá-lo
e)
senti-lo
7. em seu louvor:
a) em
sua homenagem
b) em
sua intenção
c) em
seu mérito
d) em
seu respeito
e) em
sua memória
8. meu canto:
a) minha
música
b) meus
versos
c) meu
poema
d)
minhas palavras
e) minha
melodia
9. derramar:
a)
entornar
b)
soltar
c)
espargir
d)
afogar
e)
divulgar
10. Ao seu pesar:
a) Ao
seu desconsolo
b) À sua
tristeza
c) Ao
seu pranto
d) Ao
seu entusiasmo
e) Ao
seu delírio
11. seu contentamento:
a) seu
júbilo
b) sua
alegria
c) seu entretenimento
d) seu
prazer
e) seu
êxtase
12. procure:
a)
persiga
b)
busque
c) ache
d) cace
e)
encontre
13. angústia:
a)
tormento
b)
preocupação
c) dor
d)
tristeza
e)
sofrimento
14. imortal:
a)
infinito
b)
imorredouro
c)
eterno
d)
permanente
e) longo
15. chama:
a) fogo
b)
paixão
c)
efêmero
d)
passageiro
e)
incêndio
6. Uma vez basta.
Cuidado com as redundâncias, como
esta: Amanheceu o dia.
Como? Amanheceu já basta, porque só
o dia amanhece. Mais redundâncias? Aqui vão:
Comparecer
pessoalmente = comparecer Planos para o
futuro = planos
Empréstimo
temporário = empréstimo Terminantemente proibido = proibido
Criar novo projeto
= criar projeto
AGORA É A
SUA VEZ! Desfaça
as redundâncias nas expressões abaixo:
Encarar de frente =
___________________________________________
Monopólio exclusivo
= ___________________________________________
Outra alternativa =
___________________________________________
Pequenos detalhes =
___________________________________________
Vereador da cidade
= ___________________________________________
Exultar de alegria
= ___________________________________________
Multidão de pessoas
= ___________________________________________
Panorama geral = ___________________________________________
Surpresa inesperada
= ___________________________________________
Hemorragia de
sangue =___________________________________________
Subir para cima = ___________________________________________
Menino homem =___________________________________________
Agora já = ___________________________________________
Almirante da
Marinha = ___________________________________________
Amigo pessoal = ___________________________________________
Ganhar grátis = ___________________________________________
Goteira no teto = ___________________________________________
Gritar alto = ___________________________________________
Habitat natural = ___________________________________________
Hepatite do fígado
= ___________________________________________
Inaugurar novo
recinto = ___________________________________________
Acabamento final = ___________________________________________
Reescreva
as frases abaixo de forma a eliminar a redundância presente nelas:
1. Uma das penas de
morte no passado consistia em decapitar a cabeça do condenado.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Sairei para
trabalhar assim que amanhecer o dia.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Devemos encarar
de frente os nossos problemas.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. “Eu nasci há dez
mil anos atrás”
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Juliana Paes é a
protagonista principal da novela “Caminho das Índias”.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Muitas pessoas
não conseguem conviver junto por muitos anos.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Gabriele, a
viúva do falecido, apareceu aqui nesta tarde para comprar um carro.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. A professora
acrescentou mais uma ideia ao projeto.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. O estado
exportou para fora menos calçados este ano.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Será que tenho
outra alternativa?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11. O rapaz se
infiltrou dentro da festa sem ser convidado.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12. Pessoal, vamos
adiar para depois esta reunião!
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Capriche nos parágrafos
Os entendidos garantem que tudo
começa com um tópico frasal impactante. Muita calma nessa hora. Tópico
frasal é um resumo em uma ou duas frases do que será dito pelo autor no
parágrafo. Em seguida, vem o desenvolvimento da ideia em mais duas ou três
frases. Deve conter exemplos, analogias, fatos, confrontos, explicações
e outros elementos que sustentem o tópico frasal. Assim, o tópico frasal não
fica solto no ar, falando sozinho. Na prática, é como escrever uma
minidissertação em cada parágrafo.
Observe como essa regra acontece em
parágrafos extraídos de redações do Enem:
A
economia brasileira está cada vez mais forte. O país está no ranking das dez
economias que possuem os maiores PIBs do mundo. Além disso, o Brasil se tornou
um grande exportador de commodities.
O tópico frasal é curto e grosso. A economia brasileira está cada vez mais
forte. É uma declaração que resume todo o parágrafo. A partir dela, o
estudante citou exemplos para comprová-la: O
país está no ranking das dez economias que possuem os maiores PIBs do mundo.
Além disso, o Brasil se tornou um grande exportador de commodities. Ou
seja, o estudante utilizou dois casos de sucesso na economia brasileira para
provar a afirmação do tópico frasal.
E este caso?
Trocando
o campo de futebol pelo canavial; o livro, pela enxada. Essa é a realidade de
muitas crianças brasileiras atualmente. O trabalho infantil, que é
constitucionalmente proibido, é uma realidade brasileira que se tornou gritante
e insuportável. Do contexto de miséria, falta de solução e jogo de interesses,
a infância no Brasil parece estar diminuindo gradativamente.
Aqui o tópico frasal é diferente. Em
vez de uma afirmação logo de cara, o autor preferiu começar com uma descrição
cortante do trabalho infantil no Brasil: Trocando
o campo de futebol pelo canavial; o livro, pela enxada. Só depois, ele
apresentou a ideia central do parágrafo. Essa
é a realidade de muitas crianças brasileiras atualmente. O recurso deu ao
parágrafo um ar de suspense e valeu bons pontos ao autor no exame.
Mais outro:
Como
a leitura pode transformar nossa realidade? A leitura é extremamente
importante, não apenas por ser fundamental em nossa formação intelectual, mas
também por permitir a todos um acesso a um mundo de informações, ideias e
sonhos. Sim, pois ler é ampliar horizontes e deixar que a imaginação desenhe
situações e lugares desconhecidos e isto é um direito de todos.
Dessa vez, o estudante abriu o
parágrafo com uma pergunta no papel de tópico frasal: Como a leitura pode transformar nossa realidade? Trata-se de uma maneira fácil e eficiente de
iniciar o texto. No desenvolvimento do parágrafo, apresentou as respostas à
pergunta inicial.
Eis aqui um parágrafo um pouco mais
sofisticado. O estudante combinou as duas técnicas anteriores:
Comícios
estudantis. Diretas já. Caras-pintadas. O que se percebe de comum nesses
movimentos é a maciça participação do público jovem. A luta para adquirir a
liberdade e os direitos políticos foram muito bem representados, mas será que
acabou? É preciso alertar a sociedade de que somente com esforço comum e o
ímpeto de bravura de nossos jovens poderemos concretizar a conquista alcançada,
e verdadeiramente promover as transformações sociais de que o país necessita.
O tópico frasal é longo. Destaca
momentos históricos da participação dos jovens em movimentos políticos e
termina com uma pergunta. Recurso muito bem usado. A seguir, desenvolvendo a
ideia original, o autor respondeu a própria pergunta, encerrando o pensamento e
o parágrafo. Ponto pra ele.
O tópico frasal é um sujeito flexível,
tipo agente secreto 007. Adquire feições diferentes, dependendo da situação, da
necessidade e da criatividade do autor. Pode ser uma afirmação, uma pergunta,
uma consequência, uma lista de exemplos. Use esses recursos sem restrições.
Diversifique. Dissertações com 30 linhas podem ter 6 parágrafos. Escreva cada
um deles com um tópico frasal diferente e estará bem perto da nota máxima.
Agora faça as atividades a seguir:
I- Identifique o tópico frasal, as ideias secundárias e a conclusão (quando houver) dos parágrafos abaixo:
I- Identifique o tópico frasal, as ideias secundárias e a conclusão (quando houver) dos parágrafos abaixo:
a) A função da moral é garantir o funcionamento, a
estabilidade da vida em sociedade e a possibilidade de melhorá-la. Ora, como as
necessidades sociais variam no tempo e no espaço, as normas morais também
sofrem mudanças. Os antigos gregos, por exemplo, sacrificavam as crianças
deficientes. Para eles, tal procedimento não era imoral, uma vez que os
deficientes não correspondiam ao ideal de homem grego.
b) O
avanço da ciência beneficiou a sociedade e permitiu-lhe, por meio da doação de
órgãos, que o sentimento de solidariedade e de amor ao próximo fosse praticado
com maior intensidade nos últimos dez anos, assim o transplante tornou-se uma
prática simples e espontânea, oferecendo esperanças a quem perecia de alguma
deficiência.
c) Os
constantes atos de violência, praticados por adolescentes, avivaram as
discussões acerca da redução da maioridade penal. Visto que, nos últimos anos,
o número de assassinatos aumentou nas grandes metrópoles. Tendo como agentes
menores de dezoito anos.
d) “No século XXI, a violência no Brasil tem
aumentado consideravelmente. Por outro lado, os
recursos de segurança também evoluíram. Nos
últimos meses, os governantes têm buscado, por meio
de projetos, resolverem esse problema, o qual não é da competência somente
dos políticos, mas de toda a
sociedade.”
e) “O isolamento de uma população
determina as características culturais próprias. Essas sociedades não têm
conhecimento das ideias existentes fora de seu horizonte geográfico. É o que
acontece na terra dos cegos do conto de H. G. Welles. Os cegos desconhecem a
visão e vivem tranquilamente com sua realidade, naturalmente adaptados, pois
todos são iguais. Esse conceito pode ser exemplificado também pelo caso das
comunidades indígenas ou mesmo qualquer outra comunidade isolada.”
f) “O desprestígio da classe
política e o desinteresse do eleitorado pelas eleições proporcionais são muito
fortes. As eleições para os postos executivos é que constituem o grande momento
de mobilização do eleitorado. É o momento em que o povão se vinga, aprovando
alguns candidatos e rejeitando outros. Os deputados, na sua grande maioria,
pertencem à classe A. É com os membros dessa classe que os parlamentares mantêm
relações sociais, comerciais, familiares. É dessa classe com a qual mantêm
maiores vínculos, que sofrem as maiores pressões. Desse modo, nas condições
concretas das disputas eleitorais em nosso país, se o parlamentarismo não
elimina inteiramente a influência das classes D e E no jogo político,
certamente atua no sentido de reduzi-la.” (Leôncio M. Rodrigues)
II- Desenvolva os tópicos frasais seguintes, considerando os conectivos.
a) O jornal pode ser um excelente meio de conscientização das pessoas, a não ser que _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
a) O jornal pode ser um excelente meio de conscientização das pessoas, a não ser que _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
b) As mulheres, atualmente, ocupam cada vez mais funções de destaque na
vida social e política de muitos países; no entanto ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
c) Se não souber preservar a natureza, o ser humano estará pondo em
risco sua própria existência, porque... ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
d) O uso de drogas pelos jovens é, antes de tudo, um problema familiar,
porque __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) O uso de drogas pelos jovens é, antes de tudo, um problema familiar, embora ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) O uso de drogas pelos jovens é, antes de tudo, um problema familiar, embora ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
f) Um
curso universitário pode ser um bom caminho para a realização profissional de
uma pessoa, mas _________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
g)
Muitas pessoas propõem a pena de morte como medida para conter a violência que
existe hoje em várias cidades; outras, porém _____________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________
COERÊNCIA E COESÃO – COMPETÊNCIAS
3 E 4
CONJUNÇÕES
E SEUS SENTIDOS
Conjunções
|
|
Coordenativas
|
Subordinativas
|
aditivas explicativas alternativas
adversativas conclusivas
|
causais consecutivas comparativas condicionais conformativas temporais
proporcionais integrantes finais
|
Exemplos
com cada tipo de conjunção.
CONJUNÇÕES
COORDENATIVAS
Aditivas
= dão ideia de
adição, acrescentamento: e, nem, mas também, mas ainda, senão também, como
também, bem como.
- O
agricultor colheu o trigo e o vendeu.
- Não
aprovo nem permitirei essas coisas.
- Os
livros não só instruem, mas também divertem.
Explicativas = precedem uma explicação, um
motivo: que, porque, porquanto, pois (anteposto ao verbo)
- Não
solte balões, que (porque, pois, porquanto) podem causar incêndios.
- Choveu
durante anoite, porque as ruas estão molhadas.
Alternativas = exprimem alternância,
alternativa: ou, ou...ou, ora...ora, já...já, quer...quer, etc.
- Os
sequestradores deviam render-se ou seriam mortos.
- Ora
triste, ora alegre, a vida segue o seu ritmo.
- Quer
reagisse, quer se calasse, sempre acabava apanhando.
- Ou
você estuda ou arruma um emprego.
Adversativa = exprimem oposição, contraste,
ressalva: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, senão, no entanto...
- Eu sou
pobre, ao passo que ele é rico.
- A
culpa, não atribuo a vós, senão a ele.
- Hoje
não atendo, em todo caso entre.
- Sofrem
duras privações, e não se queixam.
Conclusivas = indicam uma conclusão: logo,
portanto, por isso, por seguinte, pois (posposto ao verbo)
- As
árvores balançam, logo está vetando.
- Você é
o proprietário do carro, portanto é o responsável.
- O mal
é irremediável; deves, pois, conformar-te.
CONJUNÇÕES
SUBORDINATIVAS ligam duas orações, subordinando uma à outra. Com exceção das
integrantes, essas conjunções iniciam orações que traduzem circunstâncias.
Causais = introduzem orações que
exprimem causa: porque, que, pois, porquanto, visto que...
- Como
estivesse de luto não nos reconheceu.
- Desde
que é impossível não insistirei.
- Não
insistirei porque é impossível.
Consecutivas = iniciam orações que exprimem
consequência: que (precedidos dos termos intensivos tão, tal, tanto, tamanho)
de sorte que, de modo que, de forma que, de maneira que.
- Minha
mão tremia tanto que mal podia escrever.
- Ontem
estive doente, de sorte que não saí.
- Não
podem ver um cachorro na rua sem que o persigam.
ATENÇÃO!
- O
tambor soa porque é oco.
- O
tambor é tão oco que soa.
-
Choveu porque as ruas estão molhadas.
(Não é
certeza de que choveu, alguém pode ter molhado a rua com mangueira.)
-
Estude que é bom.
(Caso
haja dúvida quanto a causa e a explicação, olhe a primeira oração se ela
estiver no imperativo, a oração seguinte será uma explicação, pois justifica
a sua ordem.)
- Ela
está doente, porquanto eu vi a receita em seu quarto.
OBS.:
Quando há a justificativa de um ponto de vista, a conjunção introduz uma
explicação, mas quando se tem um fato provocando o outro temos uma conjunção
causal.
|
Concessivas = iniciam orações que exprimem
um fato que se concede, que se admite, em oposição a outro: embora, conquanto,
que, ainda que, embora...
- Célia
vestia-se bem, embora fosse pobre.
- Fez
tudo direito, sem que eu lhe ensinasse.
ATENÇÃO!
ADVERSIDADE VS. CONCESSÃO
-
Ainda que chova, irei à praia.
-
Choveu, mas fui à praia.
- O
exército da rainha era invencível, não obstante foi derrotado.
- Vive
pedindo fiado, conquanto seja rico.
ATENTE-SE
AO LUGAR ONDE ESTÁ A CONJUNÇÃO. Se ela estiver no impedimento terá ideia de
concessão, mas se estiver no resultado será uma adversidade.
MALGRADO
O FRIO QUE ME ATINGE, DESEJO TOMAR O SORVETE.
1.
Qual é palavra que se substituir malgrado não altera o sentido da frase?
a)
porquanto
b) a
despeito de
c)
contanto
d)
como
2.
Qual é o sentido que possui a palavra malgrado?
a)
adversidade
b)
condição
c)
concessão
d)
comparação
Gabarito:
1.B, 2.C
|
ATENÇÃO!
CONSEQUÊNCIA VS. CONCLUSÃO
- O
aluno não veio à aula; não sabe, pois, a matéria.
(Deduz-se
que o aluno não sabe a matéria, mas não se tem certeza.)
-
Fazia tanto frio que meus dedos estavam endurecidos.
(algo
certo = consequência)
|
ATENTE-SE
AO SENTIDO DAS CONJUNÇÕES
- Os
livros não só instruem, mas também divertem. (adição)
- O
aluno estudou, e não passou. (adversidade)
-
Adoro Cristina; agora, beijar seus pés eu não vou. (adversidade)
- Agora
que o tempo esquentou, podemos ir à praia. (ideia de tempo)
|
Comparativas = introduzem orações que
representam o segundo elemento de uma comparação: como, (tal)... qual, assim
como, (tanto) quanto...
- Ele
era arrastado pela vida como uma folha pelo vento.
- O
exército avançava pela planície qual uma serpente imensa.
- Nada
nos anima tanto como (ou quanto) um elogio sincero.
Condicionais = iniciam orações que exprimem
condição ou hipótese: se, caso, contanto que, desde que...
-
Ficaremos sentidos, se você não vier.
-
Comprarei o quadro, desde que não seja caro.
- Não
sairás daqui sem que antes me confesses tudo.
Conformativas = indicam conformidade de um
fato com outro.
- As
coisas não são como (conforme) dizem.
- Digo
essas coisas por alto, segundo as ouvi falar.
ATENÇÃO!
CONJUNÇÃO COMO
- Como
o tambor é oco, ele soa. (causa)
- Ele
ria como uma hiena. (comparação)
- Como
diz minha mãe, “tristezas não pagam dívidas”. (conformidade)
|
Temporais = introduzem orações que
exprimem tempo: quando, enquanto, logo que mal (=quando), sempre que...
- Venha
quando você quiser.
- Não
fale enquanto come.
- Ela me
reconheceu, mal lhe dirigi a palavra.
Finais = iniciam orações que exprimem
finalidade: para que, a fim de que, que (=para que)
-
Afastou-se depressa para que não o víssemos.
- Fiz-lhe
sinal que se calasse.
-
Falei-lhe com bons termos, a fim de que não se ofendesse.
Proporcionais = iniciam orações que exprimem
proporcionalidade: à proporção que, à medida que, ao passo que, quanto mais...,
quanto menos...
- À
medida que se vive, mais se aprende.
- Quanto
mais as cidades crescem, mais problemas vão tendo.
- Os
soldados respondiam, à medida que eram chamados.
Integrantes = introduzem orações que
funcionam como substantivos: que, se.
-
Pedi-lhe que me desculpasse. (Pedi-lhe desculpas)
-
Verifique se o muro é sólido. (Verifique a solidez do muro)
____________________________________________________________________________
PRONOMES DEMONSTRATIVOS são os que indicam o lugar que o substantivo ocupa no espaço ou no tempo,
em relação às três pessoas do discurso.
Compro
este carro. [aqui] (O pronome indica
que o carro está perto da pessoa que fala.)
Compro
esse carro. [aí] (O pronome indica
que o carro está perto da pessoa com quem se fala)
Compro
aquele carro. [lá] (O pronome indica
que o carro está afastado da pessoa que fala e daquela com quem se fala)
Observe os quadros:
Pronomes
demonstrativos
|
||
Pessoa
|
Variáveis
|
Invariáveis
|
1ª
|
Este (esta,
estes, estas)
|
Isto
|
2ª
|
Esse (essa,
esses, essas)
|
Isso
|
3ª
|
Aquele
(aquela, aqueles, aquelas)
|
Aquilo
|
Eles demonstram:
Espaço
|
Tempo
|
Texto
|
Referência do
já dito
|
|
Este/isto
|
Próximo à 1ª
pessoa
|
Presente
|
Palavras ou
ideias serão citadas
|
Refere-se à
palavra mais próxima
|
Esse/isso
|
Próximo à 2ª
pessoa
|
Futuro ou
passado próximos
|
Palavras ou
ideias que já foram citadas
|
Refere-se à
palavra intermediária
|
Aquele/
aquilo
|
Próximo à 3ª
pessoa
|
Futuro ou
passado distantes
|
_
|
Refere-se à
palavra mais distante
|
Espaço
* Próximo à 1ª pessoa
Isto é meu.
* Próximo à 2ª pessoa
Isso que você está levando é seu?
*Próximo à 3ª pessoa
Aquilo que Dário está levando não é
dele.
Tempo
*Presente
Neste instante minha irmã está
trabalhando.
*Futuro ou passado próximos
No mês passado fui promovida no
trabalho. Nesse mesmo mês comprei meu apartamento.
*Futuro ou passado distantes
Meu avô nasceu na década de 1930. Naquela época
podia-se caminhar à noite em segurança
Texto
*Palavras ou ideias serão citadas
Lembre-se disto: “Quem espera
muito cansa”.
*Palavras ou ideias que já foram citadas
“Quem espera muito cansa”. Lembre-se disso.
Referência do já dito
Pedro, Paulo e José são meus amigos.
Este é advogado, esse é empresário e aquele é médico.
•
São também usados como pronomes demonstrativos: mesmo, próprio, tal, semelhante,
o, a, os, as (quando significam: aquele, aquela, aquilo).
_________________________________________________________________________________
PRONOMES
RELATIVOS
são palavras que representam
nomes já referidos, com os quais estão relacionados:
Armando comprou
a casa que lhe convinha.
A
palavra que representa o nome casa. Portanto, nesse caso, casa é o antecedente do pronome
relativo que.
Outros
exemplos:
Sejamos gratos a
Deus, a quem tudo devemos.
O lugar onde paramos era deserto.
Traga tudo quanto lhe pertence.
Leve tantos
ingressos quantos quiser.
Posso saber o
motivo por que (ou pelo qual) desistiu do concurso?
“Tirei um colete
velho, em cujo bolso trazia cinco
moedas de ouro.” (Machado de Assis)
Os
pronomes relativos substituem os nomes que os antecedem nas frases, evitando
que seja repetida uma palavra da oração anterior:
Das árvores
caíam folhas. + O vento levava estas folhas. = Das árvores caíam folhas que o
vento levava.
Os planetas são
súditos. + O rei deles é o Sol. = Os planetas são súditos cujo rei é o Sol
O futebol é um
esporte. + O povo gosta muito desse esporte. = O futebol é um esporte de que o
povo gosta muito.
Visitei a
cidade. + Você nasceu nessa cidade. = Visitei a cidade onde você nasceu.
Considere
o quadro abaixo para o uso correto dos pronomes relativos:
COISA
|
PESSOA
|
LUGAR
|
POSSE
|
QUANTIDADE
|
Que
O/a
qual
|
Que
Quem
O/a
qual
|
Onde
Em
que
|
Cujo,
cuja, cujos, cujas
|
Quanto,
quanta, quantos, quantas.
|
____________________________________________________
ATIVIDADES
1.
Usando palavras e expressões adequadas ao contexto permitem ao leitor retomar
informações já dadas no texto e relacioná-las com as que forem surgindo. Para
tanto, recupere a sequência das partes no texto, observando como palavras e
expressões do início de um parágrafo remetem ao que foi discutido no anterior.
( ) E me interroguei: esses micróbios, além
de fazerem (eventualmente) com que a gente adoeça, não estariam dentro de nós
como pilotos numa imensa espaçonave? Apesar de acreditarmos em nossa autonomia,
quem sabe eles não estejam, de fato, no volante de nossa vida?
( ) Em 2010, nos “Annals of Epidemiology”
(TTP://migre.me/8ftEa), li uma pesquisa que achei inquietante: ela confirmava
uma dúvida que me assombrava por um bom tempo, a partir dos meus oito anos.
( ) Justamente, os autores da pesquisa, Chris
Reiber, J.Moore e outros, queriam saber se o vírus pode mandar em nós – não só
alterar nosso humor, mas realmente influenciar nosso comportamento.
( ) Com essa idade, aprendi que, mesmo sem
estarmos doentes, somos habitados por bactérias, vírus, parasitas e fungos, que
prosperam dentro de nosso organismo.
( ) Claro, não é que os micróbios se sirvam
da gente para levar a cabo um “plano” maquiavélico. Mas se entende, com Darwin,
que um vírus que nos torne sociáveis durante a incubação só pode se dar bem na
seleção natural, pois ele se espalhará facilmente. Ou seja, os micróbios mais
eficientes seriam os que conseguem nos usar em seu interesse próprio, os que
nos transformam em seus súcubos.
CALLIGARIS, Contardo. “Micróbios
dominadores”, in: Folha de São Paulo, 15/3/2012, fragmento)
2. Para
empregar bem palavras e expressões que podem estabelecer uma lógica temporal,
recupere a coesão textual escolhendo do quadro os termos que organizem
logicamente o texto quanto ao tempo.
Amado Pai da
Paciência
José Arbex Jr.
________________________ [15 de
março], por volta das 22h, um funcionário da Faculdade de Filosofia passou
avisando aos poucos que restavam que a biblioteca estava fechando. Desci as
escadas e, como _________________________ vi o professor Aziz Ab’Saber sentado
em uma mesa de canto lendo, com a ajuda de uma lupa, um livro de quase mil
páginas. As luzes da biblioteca estavam se apagando, mas ele insistia em
continuar, resistindo no limite da desobediência.
_________________________ , vi essa
cena _______________________ e ________________________, por um segundo, sorri
por simpatia daquele professor que não precisava estar ali, numa quinta-feira
de chuva, enfrentando uma tarefa que parecia superar suas forças.
____________________________ à noite [16 de março] cheguei nessa mesma
biblioteca e a mesa estava vazia. Nenhuma nota de falecimento. Tudo funcionava
normalmente, impelido por uma corrente de normalidade que nos oprime e contra a
qual ele dedicou a sua vida, com grandes obras e pequenos gestos como esse, de
resistir diante de um livro, sob uma mesa no escuro.
hoje
|
ontem
|
amanhã
|
|
sempre
|
jamais
|
||
nos últimos segundos
|
nos últimos anos
|
||
poucas vezes
|
muitas vezes
|
||
In http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/compo-nente/content/article/167-edicao-181/2807-jose-arbex-jr-amado-pai-da-paciencia, acessado em 2/5/2012. Fragmento
3. Ao
escolher o conectivo certo, você garante ao leitor estabelecer relações de
sentidos esperadas. Para isso, indique a alternativa em que as expressões
conectivas poderiam substituir, respectivamente, as que estão destacadas no
texto.
Política de uma
nota só
Vladimir Safatle
Há várias maneiras de despolitizar
uma sociedade. A principal delas é impedir a circulação de informações e
perspectivas distintas a respeito do modelo de funcionamento da vida social.
Há, no entanto, uma forma mais
insidiosa. Ela consiste em construir uma espécie de causa genérica capaz de
responder por todos os males da sociedade. Qualquer problema que aparecer será
sempre remetido à mesma causa, a ser repetida infinitamente como um mantra.
Isto é o que ocorre com o problema
da corrupção no Brasil. Todos os males da vida nacional, da educação ao modelo
de intervenção estatal, da saúde à escolha sobre a matriz energética, são
creditados à corrupção. Dessa forma,
não há mais debate político possível, pois
o combate à corrupção é a senha para resolver tudo. Em consequência, a política brasileira ficou pobre.
In http://www.cartacapital.com.br/sociedade/politica-de-uma-nota-so/?autor=961 acessado em 6/5/2012.
a)
todavia, portanto, mas, em conclusão.
b)
entretanto, porque, por isso, assim como.
c)
porém, deste modo, já que, apesar disso.
d)
contudo, assim, porque, em decorrência.
e)
mas, logo, visto que, a fim de que.
4.
Tire proveito de pronomes e advérbios para retomar ou introduzir referentes no
texto. Veja o texto abaixo:
Orkut é solidão
Luiz Antônio Giron
Quem quer um pouco de solidão pode
regressar ao Orkut. Ali, por ironia
da roda da internet, a experiência de exclusivismo voltou a ser possível. Anda
tão despovoado que eu acho que o Google desistiu de coletar dados de seus membros. Além disso, o Orkut ainda
possui ferramentas que o Face não oferece. Criar grupos orgânicos por
afinidade, por exemplo, é difícil no Facebook porque a velocidade da rede
promove a dispersão das ideias. O Facebook alimenta o onanismo social. Em vez
de segmentar os públicos, ele tende
à fragmentação. O tempo curto do Face carrega e destrói tudo o que encontra
pela frente. No fim das contas, só só sobra o caos. O Orkut oferece ordem,
meditação e concentração em pleno deserto assombrado. Porque o tempo e o espaço
ali estão congelados. Ali, ainda é possível topar com gente
rara interessada em fazer amigos virtuais de verdade, e não colecionar nomes
ocos. Quem sabe eu esteja contemplando uma miragem? Sim, deve ser isto: sofro de orkutalgia.
In http://revistaepoca.globo.com/cultura/luis-antonio-giron/noticia/2012/05/orkut-e-solidao.html
Acessado em 15/5/2012.
(fragmento)
Qual
alternativa apresenta os termos que no texto são referenciados pelos que estão
indicados no quadro?
(1) ali
|
(2) seus
|
(3) ele
|
(4) isto
|
a)
(1) solidão, (2) membros, (3) onamismo social, (4) sofro.
b)
(1) Orkut, (2) dados, (3) Face, (4) sim.
c)
(1) Orkut, (2) Orkut, (3) Face, (4) Orkut.
d)
(1) Orkut, (2) Google, (4) sofro de orkutalgia.
e)
(1) Orkut, (2) Orkut, (3) Facebook, (4) sofro de orkutalgia.
5.
Evite repetições, na retomada de referências, usando sinônimos, hiperônimos,
perífrases, nominalizações, termo síntese, generalizações. Assim, elimine as
repetições destacadas no texto.
Reprogamação
celular permite avanço da pesquisa sem ferir Lei de Biossegurança
A
técnica de reprogramação celular, que consegue transformar uma célula de
pele, por exemplo, em célula embrionária, pode ser uma alternativa às clonagens
reprodutiva e terapêutica, proibidas no Brasil pela Lei de Biossegurança (Lei
nº 11.105/2005).
A
técnica, inventada por pesquisadores japoneses, tem o nome de
células-tronco pluripotentes induzidas, desenvolvidas a partir de
células-tronco adultas modificadas em laboratório.
Lygia
da Veiga Pereira, chefe do Laboratório de Células-Tronco Embrionárias
ligado à Universidade de São Paulo (USP) e à Universidade Federal do Rio de
Janeiro (UFRJ), explica que por meio da
técnica é possível reprogramar uma célula em outros tecidos. “Ou seja, pode
passar de uma célula somativa [qualquer uma, menos óvulo ou espermatozoide]
para um estado embrionário sem utilizar óvulos nem embriões”, explica Lygia da Veiga Pereira no site da
Sociedade Brasileira de Genética.
Jornal do Brasil. Ciência e Tecnologia. 6/5/2012.
Fragmento adaptado.
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____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________
PONTOS
PRINCIPAIS EM UMA DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA
1. Cumprimento do Tema
O primeiro passo para sair-se bem em qualquer proposta
de redação é cumprir o tema selecionado pela banca elaboradora da prova; o
tangenciamento indica que o candidato não cumpriu totalmente o tema e a fuga
total ao tema acarreta em anulação do texto.
2. Cumprimento do Tipo Textual
O candidato, no caso do Enem, deve escrever uma
dissertação-argumentativa. Como trata-se de um tipo textualformal, a
primeira pessoa do singular deve ser evitada e, assim, a redação deve ser
redigida de maneira impessoal. Caso o texto seja de outro tipo textual ou um
gênero qualquer será anulado.
3. Norma Culta da Língua Portuguesa
A linguagem da dissertação-argumentativa deve estar na
modalidade escrita formal, seguindo todas as convenções da gramática normativa
da Língua Portuguesa. Traços de oralidade (coloquialismos, gírias, palavrões,
vícios de linguagem etc) devem ser evitados.
4. Proposta de Intervenção Social
A grade de correção da redação do Enem possui uma
particularidade: a quinta competência avalia a presença e a qualidade de uma proposta de intervenção social para o tema proposto, pois este é, tradicionalmente,
de cunho social e voltado ao contexto brasileiro. O texto que não sugerir e,
assim, não desenvolver uma proposta de intervenção social ficará com nota zero
nesta competência.
5. Coesão e Coerência
A dissertação-argumentativa no Enem e em qualquer
outro vestibular deve ser coesa e coerente; não
deve haver contradições sob nenhuma circunstância.
6. Senso Comum
O chamado “senso comum” deve ter evitado, já que o
candidato deve trazer argumentos coesos, coerentes e críticos a fim de se
mostrar protagonista de suas opiniões.
7. Impropérios
A presença de qualquer tipo de impropério (ofensa,
ultraje, insulto) ou quebra semântica acarretará na anulação da prova de
redação do Enem. Este não é o momento de fazer brincadeiras, piadas ou de
querer testar a banca de correção do exame.
8. Número de Linhas
Dissertações-argumentativas com menos de sete linhas
serão anuladas, já que é humanamente impossível escrever um texto adequado em
tantas poucas linhas. O espaço destinado na folha oficial de redação não deve
ser ultrapassado pelo candidato.
9. Cópia da Coletânea de Textos Motivadores
O candidato ao Enem deve evitar copiar parcial e/ou
integralmente a coletânea de textos motivadores da
proposta de redação. Linhas que trazem cópias serão desconsideradas no momento
da correção.
10. Título
Segundo as publicações oficiais, o título na
redação do Enem é optativo, ou seja, o candidato escolhe se intitula sua
dissertação-argumentativa ou não. Portanto, redações intituladas não podem ser
privilegiadas em detrimento daquelas que não estão com títulos.
11. Respeito aos Direitos Humanos
O candidato, ao redigir sua dissertação-argumentativa
no Enem ou em qualquer outro exame, tem o dever de respeitar os direitos
humanos a fim de combater preconceitos de todas as ordens.
12. Planejamento
O planejamento do texto em uma prova de redação é de
extrema importância, pois influencia diretamente na coesão e na coerência da
redação. Por isso é fundamental fazer um rascunho; este é o
momento para o planejamento.
Links de
sites que corrigem redação:
PAGO
GRATUITO
Referências
Bibliográficas:
Guia do
participante ENEM 2013. Disponível no link http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2013/guia_participante_redacao_enem_2013.pdf
PIMENTEL,
Carlos. Redação descomplicada. São
Paulo: Saraiva, 2008.
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