Sugestão de hoje!!!

Sugestão de hoje!!!
Livro que trata do menor abandonado e de sua luta pela sobrevivência.

ENEM

Dicas, materiais e informações sobre o Enem.

APOSTILA SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM - ALGUMAS DICAS

PROFESSORA: ISABELA CRISTINA             E-MAIL: isabelacristinaabc@hotmail.com



CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DAS REDAÇÕES DO ENEM

O Enem trabalha com cinco competências como critérios de correção. Cada competência vale 200 pontos, totalizando 1.000 pontos para a nota máxima. Os corretores devem avaliar se os estudantes foram capazes de:
1. Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (saber empregar a gramática em seu texto);
2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo (correta abordagem do tema e seguir a estrutura dissertativo-argumentativa);
Atenção: Os textos que a prova do Enem coloca junto à proposta de redação são apenas motivadores. É essencial, portanto, que você, ao escrever sua redação, coloque informações além daquelas expressas nos textos do Enem.
O QUE É DISSERTAÇÃO-ARGUMETNATIVA?
            Trata-se da discussão de problemas por meio de um texto argumentativo, o qual deve apresentar Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, adotando-se o padrão de mais ou menos quatro parágrafos. Em cada um, deve haver um mínimo de dois períodos com aproximadamente três linhas. Nele a opinião é fundamentada com explicações e argumentos, para formar a opinião do leitor ou ouvinte, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la.
            Tal texto deve ser objetivo, veiculando informações consensuais. Sua finalidade não é literária. Visa a convencer, a persuadir o leitor.
            Evite definições e críticas virulentas às instituições, bem como manifestação de preconceitos.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista (Coerência, ou seja, ideias devem estar articuladas, elas têm que ter ligação uma com a outra);
Nesse tópico é importante que a introdução esteja relacionada à conclusão. Na introdução há uma tese, é importante que ela seja retomada, reafirmada na sua conclusão junto com a solução. É necessário, portanto, que você elabore uma proposta que mantenha coerência com a opinião defendida na redação.
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (Coesão);
Neste item é essencial que você evite repetições desnecessárias, substituindo o termo repetido por sinônimos ou pronomes. Assim, a sua redação não pode conter frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico-gramatical (frases soltas, sem conexão com o restante do texto); ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada, sem a principal.
5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
O participante deve elaborar proposta de intervenção clara e inovadora, relacionada à tese bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Devem ser explicitados os meios para realizá-la.
            Para aumentar a exigência, um novo item foi acrescido à avaliação da primeira competência, exigindo que o candidato demonstre “[...] excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções serão aceitos somente como excepcionalidades e quando não caracterizem reincidência”.

ESTRUTURA DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVA – COMPETÊNCIA 2

Título
O título deve ser diferente do tema, já que trata do seu ponto de vista particular sobre ele. O título é como se fosse o cartão de visitas do texto, pois ele será a primeira parte a ser lida e, por isso, deve ser expressivo, isto é, deve chamar a atenção, de alguma forma, para o seu texto; é como uma manchete de jornal que deve ser boa o bastante a levar o leitor a ler a matéria inteira. Assim, o título deve estar relacionado ao tema e à tese e deve ser, na medida do possível, criativo e nada vago. Palavras-chaves retiradas do tema e da coletânea podem compor um bom título.

Introdução (+ ou – 5 linhas)
A introdução é, normalmente, o 1º parágrafo da dissertação – argumentativa e é nela que o tema e a sua tese devem ser apresentados ao leitor de forma explícita. Aliás, pensando nele, lembre-se que qualquer um deve conseguir ler seu texto e, assim, não pressuponha que o leitor conheça a proposta de redação e o tema: o leitor deve conhecer o tema através do seu texto, através da sua tese. É como quando um jornalista escreve uma notícia: é ele quem deve contar e apresentar os fatos ao leitor, que nada sabe do ocorrido.
TESE é a ideia que você vai defender no seu texto. Ela deve estar relacionada ao tema e deve estar apoiada em argumentos ao longo da redação

Você saberia dizer, pela introdução, qual é o tema e a tese das seguintes redações?

Trecho 1
O triste aborto político
            Em 2011, a revista “Time” elegeu como a pessoa do ano o ser que protesta, “The Protestant”. De fato, tal ação foi amplamente verificada no ano que se passou, como exemplifica a “Primavera Árabe”. Nesta, milhares de pessoas lutaram pelos seus direitos e exigiam algo que muitos parecem ter esquecido: participação política.
            Entretanto, enquanto muitos árabes lutam por seus direitos políticos, o mundo ocidental parece ter descartado tal conquista, tratando-a como um objeto substituível por outras coisas que preenchem o vazio ali estabelecido.
Texto disponível em http://www.fuvest.br/vest2012/bestred/127933.html

Trecho 2
Sobre equívocos, Narcisos e imediatismos
Caracterizada pela evidente degradação do “ser” em “ter”, a atual estrutura socioeconômica, embasada no que é efêmero e aparente, acarreta na vida uma desvastadora inversão de valores. Os indivíduos, influenciados pela vivência em meio a um mercado de consumo marcado pela competição, passaram a enxergar o outro como um inimigo em potencial. Diante disso, entre relacionamentos superficiais, valores egocêntricos e atitudes que priorizam o imediato, o altruísmo vai se desfalecendo e se tornando uma raridade no mundo contemporâneo. (…)

Trecho 3
Cidadania virtual
            Assistimos hoje ao fenômeno da expansão das redes sociais no mundo virtual, um crescimento que ganha atenção por sua alta velocidade de propagação, trazendo como consequência, diferentes impactos para o nosso cotidiano. Assim, faz-se necessário um cuidado, uma cautelosa discussão a fim de encarar essa nova realidade com uma postura crítica e cidadã para então desfrutarmos dos benefícios que a globalização dos meios de comunicação pode nos oferecer.

Trecho 4
Olhares que buscam o Brasil
            Ao despontar como potência econômica do século XXI, o Brasil tem cada vez mais atraído os olhares do mundo, chamando a atenção da mídia, de grandes empresas e de outros países. Contudo, é outro olhar não menos importante que deveria começar a nos sensibilizar mais: o olhar marginalizado e cheio de esperança daqueles que não têm dinheiro, dos famintos e desempregados ao redor do globo. São pessoas com esse perfil que majoritariamente contribuem para o crescente volume de imigrantes no país, e o que se vê é uma ausência de políticas públicas eficientes para receber e integrar essas pessoas à sociedade.

Dicas de como começar uma redação
1. Conceituando (definindo) algo: É a forma mais comum de se começar.
Exemplo:
            Violência é toda ação marginal que nos atinge de maneira irreversível: um tiro que nos é dado, um assalto sem que esperemos, nosso amigo ou conhecido que perde a vida inesperadamente através de ações inomináveis...

            2. Apresentando alguma(s) estratégia(s) argumentativa(s) como dados estatísticos, exemplos, citações, depoimentos etc. – Este modo de apresentar a tese requer um conhecimento prévio bastante vasto e certeiro, pois e você expor alguma informação errada pode comprometer seu texto no quesito “coerência externa/verossimilhança”.
Exemplo (dados estatísticos):
            A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) enfrentará dificuldades para concluir projetos que visam garantir a segurança e o funcionamento do setor durante a Copa de 2014. A constatação é de um relatório do TCU (Tribunal de Contas da União), ao qual a Folha teve acesso. Segundo o documento, foram concluídas licitações referentes a apenas 11,6% dos R$ 45,7 milhões que a reguladora deveria ter comprometido em 2012 com projetos exigidos pelo Gcopa (Comitê Gestor da Copa 2014, grupo do Executivo que acompanha as ações de preparação para a Copa do Mundo de 2014).
Exemplo 2 (citação ou argumento de autoridade)
            Segundo Goethe, “Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a.” Não é essa a realidade de um enorme contingente de crianças brasileiras, vítimas da violência, aprendem, muito cedo, a odiar e a descrer. Em verdade, no Brasil, um grande número de menores nunca teve ou terá a chance de vivenciar a infância.

Exemplo 3 (comparação social)
            Pixote ou Zé Pequeno, personagens, respectivamente, dos filmes “Pixote” e “Cidade de Deus”, exemplificam, de forma magistral, a triste realidade a que são submetidas muitas crianças brasileiras. Vítimas da violência, fruto da miséria e do abandono, constroem, diariamente, um país envergonhado – ou que, pelo menos, deveria sê-lo.

Exemplo 4 (comparação por oposição)
            Em um mesmo território – que mais parecem dois mundos distintos -, o Brasil, vemos as crianças que enfrentam boas escolas e as que habitam o asfalto das grandes cidades. Enquanto aquelas constroem um futuro, estas, vítimas da violência, edificam a ausência de um amanhã. Contudo, seja na Vieira Souto, seja na Rocinha, a necessidade de todas elas é a mesma: cuidados.

            3. Interrogando o tema – transforme o tema em pergunta e use as respostas a essa pergunta como orientação para toda a argumentação. Mas atenção: todas as perguntas feitas devem ser respondidas pelo autor do texto, não pelo leitor dele.
Exemplo 1:
            É possível imaginar o Brasil como um país desenvolvido e justo socialmente enquanto existir tanta violência contra o menor? Onde serão encontradas soluções factíveis para tal problema?

Exemplo 2:
            O que leva uma pessoa a imigrar para outro país? A busca por uma vida melhor? A fuga de um regime totalitário, de uma crise financeira ou da miséria? Um grande amor?

            4. Contestando o tema – Você pode discordar do tema desde que tenha argumentos fortes para isso. Muitos perguntam se há a possibilidade do corretor não gostar do texto, não concordar  e assim dar nota baixa. E a resposta é não. O corretor está lá para verificar se a redação atende às expectativas da banca em relação à grade de correção (as competências) do ENEM e não para gostar ou não de seu ponto de vista, até porque você deve escrever imaginando um leitor universal e não o corretor.
Exemplo:
            Embora se divulgue que o trabalho infantil no Brasil diminuiu consideravelmente, isso não é o bastante, já que o ideal é que ele seja erradicado não só do nosso país, mas do mundo todo. Crianças ainda trabalham, até em regime escravo, em plantações, carvoarias, nas cidades e até em suas próprias casas.

            5. Traçando uma trajetória histórica comparando passado e presente, projetando um futuro
Exemplo:
            A história da humanidade deu-se através dos movimentos imigratórios em busca de desenvolvimento, de poder, de riquezas, de conquistas e se dá até hoje pelos mesmos motivos.

            6. Expondo períodos declarativos
Exemplos:
            A natureza está sendo submetida a um alto nível de degradação. Tanto os indivíduos quanto as indústrias destroem o ecossistema. Tal atitude precisa ser repensada, para que todos possam viver em harmonia com o meio.

            7. Levantamento de hipótese
            O Brasil, a despeito de ter alcançado o posto de sexta economia mundial, permanece apresentando problemas que não se coadunam com tal “status”. A violência cometida contra o menor tem origem na miséria – a principal responsável pela desagregação familiar. Assim sendo, faz-se necessário o esforço conjunto de sociedade e poder constituído, a fim de reverter esse quadro.

            8. Incluindo dados históricos – Como no item 2, este modo de apresentar a tese requer um conhecimento prévio bastante vasto e certeiro
            No Brasil, às crianças nunca foi dada a importância devida. Em Canudos e em Palmares, não foram poupadas. Na Candelária ou na praça da Sé, continuam não sendo.

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Desenvolvimento (+ ou – 20 linhas)
            Deve conter dois ou três argumentos que comprovam a tese, sendo atribuídos em diferentes parágrafos. Tais argumentos não devem estar restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores, nem a questões do senso comum.

ARGUMENTO é a justificativa utilizada por você para convencer o leitor a concordar com a tese defendida. Cada argumento deve responder à pergunta “por quê?” em relação à tese defendida.

Dicas de como desenvolver o argumento em uma redação.
ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS – são recursos utilizados para desenvolver os argumentos, de modo a convencer o leitor:
·         exemplos;
·         dados estatísticos;
·         pesquisas;
·         fatos comprováveis;
·         citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto;
·         alusões históricas; e
·         comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.

Por exemplo, para desenvolver um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado” (ENEM 2011), você poderia desenvolver:

Tese: O excesso de exposição da vida privada nas redes sociais pode ter consequências graves, como situações de violência cibernética.
Argumentos:
1. explicação sobre o que é violência cibernética;
2. dados de pesquisas que comprovam a tese;
3. exemplos de situações de violência, com o “cyber bulluing”;
4. depoimento de especialistas no assunto; e
5. contra-argumento: aspectos positivos das redes sociais.
Proposta de intervenção: Alertar os jovens, por meio de campanhas, tanto na escola, por professores, como em casa, com os familiares, sobre os perigos da superexposição nas redes sociais.

Como desenvolver uma tese?
            Você pode iniciar o desenvolvimento da tese transformando o tema em uma pergunta. Ainda usando o tema do ENEM 2011, ficaria da seguinte forma: “Viver em rede no século XXI: quais são os limites entre o público e o privado?” ou “Como viver em rede no século XXI? Quais são os limites entre o público e o privado?”.
            A seguir, responda esta pergunta da maneira mais simples e clara possível, concordando ou discordando ou, ainda, concordando em parte e discordando em parte; esta resposta será seu ponto de vista.
            Pergunte a si mesmo o porquê da sua resposta buscando uma justificativa para ela, uma causa, um motivo, uma razão etc.: essa justificativa será seu principal argumento.
            Em seguida, reflita sobre os motivos que o levaram ao argumento principal, pois eles o ajudarão a fundamentar a sua posição: eles são seus argumentos auxiliares. Através das estratégias argumentativas mencionadas anteriormente, você desenvolverá seus argumentos.

ATENÇÃO!
Como o ENEM sempre pede uma proposta de intervenção social, normalmente, o tema está inserido em uma problemática; caso ele não esteja, caso não haja um problema, problematize e depois intervenha.

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Conclusão (+ ou – 5 linhas)
            Parágrafo final com a proposta de intervenção. O ENEM espera que você retome, reafirme a tese e proponha explicitamente uma solução praticável que resolva ou minimize o problema exposto na tese, além do meio para realizá-la.
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TEXTOS MOTIVADORES: Para que servem?
            Ao lermos as propostas de redação do ENEM, percebemos que elas vêm acompanhadas do tema e da coletânea de textos que tem a função de inspirar, motivar e expandir o seu raciocínio e a de fixar um padrão temático e não deixar que você fuja do que foi exigido. A coletânea não é um roteiro temático e sim um conjunto de possibilidades diversas de abordar a complexidade do tema com o qual, supõe-se, você, candidato, já teria algum contato. Os textos não possuem, entre si, uma hierarquia; eles podem e devem ser aproveitados de diferentes formas, conforme o modo de cada um mobilizar seu trabalho de leitura e escrita em função de seu projeto de texto.
            Assim, ao lermos o tema e a coletânea textual, devemos analisar que padrão temático ela estabelece. Por exemplo, a proposta de redação do ENEM 2011 (“Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”) vinculava-se a um assunto mais amplo, “tecnologia”, e envolveu a discussão sobre privacidade no uso da internet na vida cotidiana, sob a forma das redes sociais. Isso comprova que o tema proposto é um recorte do assunto “tecnologia” sob o ponto de vista da “inserção da informática na vida cotidiana”, que poderia gerar também outros temas como “A influência do telefone celular nas relações interpessoais”, “O comércio eletrônico via Web”, “Inclusão digital e a mudança de hábitos de leitura” e “Hackers e crimes cibernéticos” etc.
            Para desenvolver o tema proposto, o participante deveria abordar o uso das redes sociais, tais como MSN, Orkut, Twitter e Facebook, discutindo a questão da privacidade – quais os pontos positivos e negativos da exposição da vida pessoal que hoje ocorrem devido aos avanços tecnológicos. A redação deveria, portanto, problematizar as consequências dessa exposição excessiva que torna a vida privada cada vez mais pública e os riscos decorrentes dessa exposição, procurando defender uma tese, um ponto de vista a esse respeito.

Cuidado para não tangenciar o tema
            Considera-se tangenciamento ao tema a abordagem parcial, ou marginal, do tema dentro do assunto. Por exemplo, se um candidato ao ENEM 2011 abordasse outros aspectos relacionados à inserção da informática na vida cotidiana, como inclusão digital, internet de um modo geral, referindo-se de forma superficial e paralela às redes sociais e à questão da privacidade, poderá ser considerada como fuga parcial ao tema, ou tangenciamento. Isso ocorre porque o autor partiu do assunto “tecnologia” (levando-se em conta que “assunto” é mais amplo do que “tema”) sem focalizar plenamente o tema “redes sociais e privacidade”. O tema foi abordado, portanto, apenas parcialmente, de maneira marginal, superficialmente. O tangenciamento também ocorrerá se a redação abordar a questão da privacidade sem relacioná-la às redes sociais ou se confundir a distinção entre público x privado com governamental x particular, gratuito x pago.
Não fuja do tema!
            Fugir do tema é abordá-lo de uma forma completamente diferente do recorte temático feito pela coletânea textual e, assim, construir um texto que nada tenha a ver com a proposta de redação. Ainda no exemplo do ENEM 2011, dentro do assunto tecnologia, a não consideração dos limites entre o público e o privado na questão dos avanços em hardware, como tablets e smartphones, foi considerada fuga ao tema. Foi considerada também fuga ao tema a abordagem de temas relacionados a outros assuntos, como meio ambiente, saúde ou educação.
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ANÁLISE DE REDAÇÕES NOTA 1000
Apresentamos, a seguir, a proposta de redação do Enem 2011, para que possamos exemplificar melhor os passos necessários à elaboração de um texto nota 1000.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Liberdade sem fio
A ONU acaba de declarar o acesso à rede um direito fundamental do ser humano – assim como saúde, moradia e educação. No mundo todo, pessoas começam a abrir seus sinais privados de wi-fi, organizações e governos se mobilizam para expandir a rede para espaços públicos e regiões aonde ela ainda não chega, com acesso livre e gratuito.
ROSA, G.; SANTOS, P. Galileu. Nº 240, jul. 2011 (fragmento).
A internet tem ouvidos e memória
Uma pesquisa da consultoria Forrester Research revela que, nos Estados Unidos, a população já passou mais tempo conectada à internet do que em frente à televisão. Os hábitos estão mudando. No Brasil, as pessoas já gastam cerca de 20% de seu tempo on-line em redes sociais. A grande maioria dos internautas (72%, de acordo com o Ibope Mídia) pretende criar, acessar e manter um perfil em rede. “Faz parte da própria socialização do indivíduo do século XXI estar numa rede social. Não estar equivale a não ter uma identidade ou um número de telefone no passado”, acredita Alessandro Barbosa Lima, CEO da e.Life, empresa de monitoração e análise de mídias.
As redes sociais são ótimas para disseminar ideias, tornar alguém popular e também arruinar reputações. Um dos maiores desafios dos usuários de internet é saber ponderar o que se publica nela. Especialistas recomendam que não se deve publicar o que não se fala em público, pois a internet é um ambiente social e, ao contrário do que se pensa, a rede não acoberta anonimato, uma vez que mesmo quem se esconde atrás de um pseudônimo pode ser rastreado e identificado. Aqueles que, por impulso, se exaltam e cometem gafes podem pagar caro.
Disponível em: http://www.terra.com.br. Acesso em: 30 jun. 2011 (adaptado). 
DAHMER, A. Disponível em: http://malvados.wordpress.com. Acesso em: 30 jun. 2011.

INSTRUÇÕES:
O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
O texto definitivo deve ser escrito a tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
A redação com até 7 (sete) linhas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
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Redação de Mary Clea Ziu Lem Gun, Barueri (SP)
Cidadania virtual
            Assistimos hoje ao fenômeno da expansão das redes sociais no mundo virtual, um crescimento que ganha atenção por sua alta velocidade de propagação, trazendo como consequência, diferentes impactos para o nosso cotidiano. Assim, faz-se necessário um cuidado, uma cautelosa discussão a fim de encarar essa nova realidade com uma postura crítica e cidadã para então desfrutarmos dos benefícios que a globalização dos meios de comunicação pode nos oferecer.
            A internet nos abre uma ampla porta de acesso aos mais variados fatos, verbetes, imagens, sons, gráficos etc. Um universo de informações de forma veloz e prática permitindo que cada vez mais pessoas, de diferentes partes do mundo, diversas idades e das mais variada classes sociais, possam se conectar e fazer parte da grande rede virtual que integra nossa sociedade globalizada. Dentro desse contexto as redes sociais simbolizam de forma eficiente e sintética como é o conviver no século XXI, como se estabelecem as relações sociais dentro da nossa sociedade pós-industrial, fortemente integrada ao mundo virtual.
            Toda a comodidade que a rede virtual nos oferece é, no entanto, acompanhada pelo desafio de ponderar aquilo que se publica na internet, ficando evidente a instabilidade que existe na tênue linha entre o público e o privado. Afinal, a internet se constitui também como um ambiente social que à primeira vista pode trazer a falsa ideia de assegurar o anonimato. A fragilidade dessa suposição se dá na medida em que causas originadas no meio virtual podem sim trazer consequências para o mundo real. Crimes virtuais, processos jurídicos, disseminação de ideias, organização de manifestações são apenas alguns exemplos da integração que se faz entre o real e o virtual.
            Para um bom uso da internet sem cair nas armadilhas que esse meio pode eventualmente nos apresentar, é necessária a construção da criatividade, o bom senso entre os usuários da rede, uma verdadeira educação capaz de estabelecer um equilíbrio entre os dois mundos, o real e o virtual. É papel de educar tanto das famílias, dos professores como da sociedade como um todo, só assim estaremos exercendo de forma plena nossa cidadania.
Texto extraído do documento A redação do Enem 2012 – Guia do Participante disponível em http://www.inep.gov.br/
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Redação de Camila Pereira Zuconi, Viçosa (MG)
Redes sociais: o uso exige cautela
            Uma característica inerente às sociedades humanas é sempre buscar novas maneiras de se comunicar: cartas, telegramas e telefonemas são apenas alguns dos vários exemplos de meios comunicativos que o homem desenvolveu com base nessa perspectiva. E, atualmente, o mais recente e talvez o mais fascinante desses meios, são as redes virtuais, consagradas pelo uso, que se tornam cada vez mais comuns.
            Orkut, Twitter e Facebook são alguns exemplos das redes sociais (virtuais) mais acessadas do mundo e, convenhamos, a popularidade  das mesmas se tornou tamanha que não ter uma página nessas redes é praticamente como não estar integrado ao atual mundo globalizado. Através desse novo meio as pessoas fazem amizades pelo mundo inteiro, compartilham ideias e opiniões, organizam movimentos, como os que derrubaram governos autoritários no mundo árabe e, literalmente, se mostram para a sociedade. Nesse momento é que nos convém cautela e reflexão para saber até que ponto se expor nas redes sociais representa uma vantagem.
            Não saber os limites da nossa exposição nas redes virtuais pode nos custar caro e colocar em risco a integridade de nossa imagem perante a sociedade. Afinal, a partir do momento em que colocamos informações na rede, foge do nosso controle a consciência das dimensões de até onde elas podem chegar. Sendo assim, apresentar informações pessoais em tais redes pode nos tornar um tanto quanto vulneráveis moralmente.
            Percebemos, portanto, que o novo fenômeno das redes sociais se revela como uma eficiente e inovadora ferramenta de comunicação da sociedade, mas que traz seus riscos e revela sua faceta perversa àqueles que não bem distinguem os limites entre as esferas públicas e privadas “jogando” na rede informações que podem prejudicar sua própria reputação e se tornar objeto para denegrir a imagem de outros, o que, sem dúvidas, é um grande problema.
            Dado isso, é essencial que nessa nova era do mundo virtual, os usuários da rede tenham plena consciência de que tornar pública determinadas informações requer cuidado e, acima de tudo, bom senso, para que nem a própria imagem, nem a do próximo possa ser prejudicada. Isso poderia ser feito pelos próprios governos de cada país, e pelas próprias comunidades virtuais através das redes sociais, afinal, se essas revelam sua eficiência e sucesso como objeto da comunicação, serão, certamente, o melhor meio para alertar usuários a respeito dos riscos de seu uso e os cuidados necessários para tal.
Texto extraído do documento A redação do Enem 2012 – Guia do Participante disponível em http://www.inep.gov.br/
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Redação de Isabela Carvalho Leme Vieira da Cruz
O fim do Grande Irmão
            Câmeras que gravam qualquer movimento, telas transmitindo notícias a todo minuto, o Estado e a mídia controlando os cidadãos. O mundo idealizado por George Orwel em seu romance 1984, onde aparelhos denominados teletelas controlas os habitantes de Oceania vem se tornando realidade. Com a televisão e, principalmente, a internet, somos influenciados – para não dizer manipulados – todos os dias.
            Tal influência ocorre, majoritariamente, através da mídia e da propaganda. Com elas, padrões de vida são disseminados a uma velocidade assombrosa, fazendo a sociedade, muitas vezes privada de consciência crítica, absorvê-los e incorporá-los como ideais próprios. Desse modo, deixamos de ter opinião particular para seguir os modelos ditados pelo computador, acreditando no que foi publicado, sem o devido questionamento da veracidade dos fatos apresentados.
            Com isso, as novas redes sociais, surgidas nesse início do século XXI, se tornam os principais vetores da alienação cultural e social da população, uma vez que todos possuem um perfil virtual com acesso imensurável a todo o tipo de informações. Por isso, diversas empresas e personalidades se valem da criação de perfis próprios, atraindo diversos seguidores, aos quais impõe sua maneira de agir e pensar. Esses usuários, então, se tornam mais vulneráveis e suscetíveis à manipulação virtual.
            Outro ponto negativo dessas redes, como o Facebook e o Twitter, é o fato de todo o conteúdo publicado ficar armazenado na internet, permitindo a determinação do perfil dos usuários e a escolha da melhor maneira midiática de agir para conquista-los. Além disso, o uso indiscriminado de tais perfis possibilita a veiculação de imagens ou arquivos difamadores, servindo como ferramenta política e social para aumentar a credibilidade de determinadas personalidades, como ocorre com Hugo Chaves em sua ditadura na Venezuela e comprometendo outras, com falsas denúncias, por exemplo.
            Diante disso, é necessária a aplicação de medidas visando a um maior controle da internet. A implantação, na grade escolar brasileira, do estudo dessas novas tecnologias de informação, incluindo as redes sociais, e a, consequente, formação crítica dos brasileiros, seria um bom começo. Só assim, poderemos negar as previsões feitas por George Orwell e ter um futuro livre do controle e da alienação.
Texto extraído do documento A redação do Enem 2012 – Guia do Participante disponível em http://www.inep.gov.br/
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Redação de Wellington Gomes de Souza, São Paulo (SP)
Universalização com informação
            Devido à sua natureza social, o ser humano, durante toda a sua história, dependeu dos relacionamentos para conviver em comunidade e assim transformar o mundo. Hoje, as redes sociais na internet adquirem extrema importância, visto que são os principais meios através dos quais as pessoas se relacionam diariamente. Além de universalizar o acesso a elas, devemos conhecer também esse novo ambiente em que agimos.
            As inovações tecnológicas, em sua maioria, buscam criar soluções que facilitem cada vez mais as nossas tarefas do cotidiano. Uma dessas tarefas, imposta pela sociedade, é a de mantermo-nos presentes e presentes e participativos em nossos círculos de relacionamentos, principalmente no dos amigos. Tarefa árdua em meio ao agito e falta de tempo do nosso estilo de vida contemporâneo, ficou muito mais simples com o advento das redes sociais digitais, como o “Facebook” e o “Orkut”, por exemplo. O sucesso dessas inovações é notado pela adesão maciça e pelo aumento considerável no número de acessos.
            Porém, um ponto importante a ser analisado é a questão do futuro da privacidade. O fato de acessarmos essas redes até mesmo do conforto do nosso lar, isolado contato físico do convívio social, nos faz esquecer que a internet é um ambiente público. Nele as outras pessoas podem, e vão, julgar comportamentos, criticar ideias, acompanhar os “passos” dos outros e inclusive proporcionar constrangimentos.
            A velocidade com a qual as redes virtuais foram inseridas em nossa sociedade ainda não permitiu que as pessoas assimilassem e reconhecessem os limites que separam o ambiente público do privado. Mediante esse descompasso, é importantíssimo que os governos incluam na agenda da universalização do acesso às redes, também ações educativas – palestras ou cursos – a fim de orientar os cidadãos, novos atores, sobre o que é e como funciona esse novo palco de relações. Atitudes como essa é que vão garantir, com dignidade, o acesso a esse novo mundo virtual de relações.
Texto extraído do documento A redação do Enem 2012 – Guia do Participante disponível em http://www.inep.gov.br/



ROTEIRO DE ESQUELETO DA REDAÇÃO
            A partir das reflexões acima você poderá iniciar o rascunho do seu texto planejando-o. A sugestão proposta a partir do que foi explanado acima é:
INTRODUÇÃO
·         apresente o tema em uma ou duas frases;
·         interrogue o tema;
·         responda com a sua opinião;
·         justifique com o argumento principal;
DESENVOLVIMENTO
·         fundamente-o com os argumentos auxiliares ;
·         apresente as estratégias argumentativas;
CONCLUSÃO
·         apresente a proposta de intervenção social, meio possível para realizá-la e conclua.

Importante: Todos os parágrafos deverão conter, no mínimo, dois períodos.
______________________________
FERRAMENTAS DE EDIÇÃO
            Seu texto ficará mais claro, conciso e elegante se você utilizar essas técnicas para escrever.
1. Use a forma direta de redação
A maneira mais clara e simples de escrever segue esse modelo:
Vocativo (se tiver) + sujeito + verbo + complemento
Assim:
Eu adorei o último filme da série Crepúsculo.
Sujeito: Eu
Verbo: adorei
Complementos: o último filme da série Crepúsculo.

Pedro, atropelaram um ciclista na Avenida Paulista.
Vocativo: Pedro
Sujeito: indeterminado
Verbo: atropelaram
Complemento: um ciclista na Avenida Paulista.

            A ordem direta tem vantagens: evita erros gramaticais, organiza o pensamento e facilita a leitura do examinador. Veja abaixo frases invertidas e compare com a versão em ordem direta.

Em prol da sobrevivência, há milhares de anos, a caça e a pesca eram praticadas pelo homem.
A caça e a pesca eram praticadas pelo homem há milhares de anos em prol da sobrevivência.

Nesse contexto, realmente eficiente seria promover uma profunda reeducação da população.
Nesse contexto, promover uma profunda reeducação na população seria realmente eficiente.

Injusta é a falta de reconhecimento da importância das diferenças culturais para o progresso da humanidade.
A falta de reconhecimento da importância das diferenças culturais para o progresso da humanidade é injusta.

Agora é a sua vez. Reescreva as frases da ordem inversa para a direta.
a) Nesse contexto, para garantir o equilíbrio financeiro e ecológico do país, são necessários o aumento da fiscalização e a aplicação de multas severas aos desmatamentos ilegais.
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b) Descontraídos, alegras e peraltas na sala os garotos estão.
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c) No lixo da feira, crianças garantiam o seu almoço.
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d) Surgiu ao longe uma estrela.
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e) Por todas as firmas ele passou à procura de emprego.
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f) Foram à escola pai, mãe e filho.
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g) Dominava o meu coração uma saudade imensa.
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h) Inconformados, os candidatos derrotados deixaram o país.
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i) Chegaram as minhas encomendas?
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2. Abuse dos pontos finais.
            Uma frase longa nada mais é do que duas curtas somadas. Escrever longas sentenças aumenta as chances de erros de gramática, de pontuação e de organização das ideias. Por isso, dê preferência às curtas. Se ficarem muito longas, corte-as. Use o ponto final sempre que necessário, como um remédio para orações extensas. O segredo é dedicar uma frase para cada ideia. Combinada com a redação na ordem direta, discutida no item anterior, o texto fica mais inteligente. Desse jeito:
Frase original: Campanhas na imprensa e projetos nas escolas poderiam ajudar na criação dessa consciência ambiental, que já faz parte do discurso cotidiano, mas ainda precisa se inserir de verdade nos hábitos e nas posturas de cada cidadão.
Nova versão: Campanhas na imprensa e projetos nas escolas poderiam ajudar na criação dessa consciência ambiental. Ela já faz parte do discurso cotidiano, mas ainda precisa se inserir de verdade nos hábitos e nas posturas de cada cidadão.

Frase original: Sem dúvida, a manutenção de importantes atividades econômicas, como o agronegócio e a geração de energia hidrelétrica, só será possível se a floresta for mais respeitada, já que alterações no período de precipitações prejudicam as plantações de soja e cana-de-açúcar presentes no local, além de alterarem o funcionamento das usinas.
Nova versão: Sem dúvida, a manutenção de importantes atividades econômicas, como o agronegócio e a geração de energia hidrelétrica, só será possível se a floresta for mais respeitada. Já que alterações no período de precipitações prejudicam as plantações de soja e cana-de-açúcar e modificam o funcionamento das usinas.

Agora é a sua vez. Reescreva as frases abaixo reduzindo os períodos longos por frases mais curtas.
a) Outra solução seria difundir, ainda nas escolas, a importância do diálogo e as implicações da violência, contribuindo para a formação de indivíduos mais conscientes quanto ao assunto.
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b) Na contemporaneidade, esse sentimento mesquinho e egoísta causa exclusão social, discriminação e até morte, por isso é dever do poder público, das instituições de ensino e da família promover o respeito.
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3. Fuja da voz passiva
            É aquela em que o sujeito da frase sofre a ação definida pelo verbo. Como nessa frase:
Em prol da sobrevivência , há milhares de anos, a caça e a pesca eram praticadas pelo homem.
            O sujeito é “a caça e a pesca”, mas quem fez a ação de caçar e pescar foi o homem. Ele é o agente da voz passiva. Que tal transformá-lo em um ser ativo, que manda no pedaço e promove a ação? Compare:
Há milhares de anos, o homem pratica a caça e a pesca em prol da sobrevivência.
            A construção da frase diz quem faz o que e ainda evita erros na conjugação verbal.

AGORA É A SUA VEZ! Passe as frases abaixo da voz passiva para a ativa.
a) Poucos meses atrás, uma doméstica foi espancada por jovens na Barra da Tijuca, bairro nobre do Rio de Janeiro.
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b) A importância ecológica da Amazônia para o mundo é reconhecida por todos, leigos ou especialistas.
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c) A imprensa foi inventada por Gutenberg.
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d) Os alunos têm sido constantemente aconselhados pelo mestre.
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e) Ele será acompanhado por mim.
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f) O trabalho foi feito por ele.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
g) Foi entregue à moça pelo carteiro, a carta.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Seja positivo. Evite a palavra “não”.
            Não conhecer é desconhecer. Não autorizar é desautorizar. Não dizer é omitir. Não comparecer é ausentar-se. O que não é possível é impossível. Então, sempre que possível, use palavras em sentido positivo.

AGORA É A SUA VEZ! Transforme as palavras negativas abaixo em seu sentido positivo equivalente.
Não acreditar: __________________________________
Não saber: __________________________________
Não dar: __________________________________
Não ir: __________________________________
Não lembrar: __________________________________
Não deixar: __________________________________
Não concordar: __________________________________


5. Seja específico.
            As palavras têm pesos diferentes e dizem coisas diferentes. O pulo do gato está em tirar proveito dessas diferenças. Observe:
Eu te amo, confessou o amante.
Eu te amo, gritou o amante.
Eu te amo, disse o amante.
Eu te amo, murmurou o amante.
Eu te amo, afirmou o amante.
Eu te amo, mentiu o amante.
            Há sinônimos para todos os gostos e ocasiões. Por isso, evite repetições de termos e seja específico naquilo que quer dizer. Escolha palavras capazes de expressar exatamente o seu pensamento. Isso é erudição.

AGORA É A SUA VEZ! Assinale a alternativa correspondente ao sentido das palavras em destaque. Observe o seguinte:
·         o objetivo não é buscar sinônimo perfeitos, mas palavras que se encaixem especificamente no contexto, em todos os aspectos (gênero, regência, concordância etc.);
·         se o artigo estiver destacado junto com a palavra, o gênero pode ser alterado;
·         há exercícios de múltipla escolha simples (apenas uma opção correta) e de múltipla escolha complexa (mais de uma opção correta).

TEXTO 1: Revista Língua Portuguesa – Português para brasileiros                                   (múltipla escolha simples)
            “O mercado de trabalho tem feito muito brasileiro bem-sucedido voltar às aulas para reciclar os conhecimentos de português. A oferta de cursos do gênero para quem deveria conhecer a própria língua é tendência recente, mas avança de forma paulatina e constante nas escolas de idiomas, antes dedicadas só a inglês, espanhol e quetais.
            A busca do serviço normalmente é feita por pessoas que já possuem cursos de graduação e até de pós-graduação, bons empregos, em alguns casos falantes de outros idiomas, e com fluência. Em geral, profissionais bem estabelecidos precisam relacionar-se com muita gente. São reuniões, exposições de projetos para equipes e superiores, minutas, e-mails, relatórios – enfim, uma infinidade de processos no dia-a-dia requer desempenho eficiente no uso da língua.”
ACIOLI, Gustavo. “Português para brasileiros”. Revista Língua Portuguesa. São Paulo: Segmento, n.1, ano I, p.30, jul. 2005.



1. bem-sucedido:
a) milionário
b) equilibrado
c) impecável
d) prestigiado
e) vencedor

2. reciclar:
a) recuperar
b) aprender
c) relembrar
d) rebuscar
e) estipular

3. A oferta:
a) A busca
b) A oferenda
c) A venda
d) O oferecimento
e) A solicitação

4. recente:
a) inovadora
b) contemporânea
c) nova
d) arcaica
e) hodierna

5. avança:
a) direciona-se
b) constitui
c) insere-se
d) estabelece-se
e) cresce

6. paulatina:
a) agressiva
b) vagarosa
c) inexorável
d) crescente
e) irremediável

7. constante
a) permanente
b) sutil
c) inesgotável
d) pusilânime
e) verdadeira

8. dedicadas:
a) variadas
b) voltadas
c) confrontadas
d) indicadas
e) atenciosas

9. A busca:
a) A oferta
b) A perseguição
c) A pesquisa
d) A procura
e) A caça

10. fluência:
a) influência
b) confluência
c) paciência
d) facilidade
e) dificuldade

11. relacionar-se:
a) viver
b) conviver
c) habituar-se
d) avizinhar-se
e) vivenciar

12. infinidade:
a) numerosidade
b) infinitude
c) quantidade razoável
d) enorme quantidade
e) grande quantia
13. requer:
a) aceita
b) planeja
c) exige
d) usa
e) admite

14. desempenho:
a) habilidade
b) logística
c) trato
d) convivência
e) conforto

15. eficiente:
a) total
b) mínimo
c) razoável
d) específico
e) parcial




TEXTO 2: Machado de Assis – início do primeiro capítulo de Quincas Borba                    (múltipla escolha complexa)
            “Rubião fitava a enseada – eram oito horas da manhã. Quem o visse, com os polegares metidos no cordão do chambre, à janela de uma grande casa de Botafogo, cuidaria que ele admirava aquele pedaço de água quieta; mas, em verdade, vos digo que pensava em outra coisa. Cotejava o passado e o presente. Que era, há um ano? Professor. Que é agora? Capitalista. Olha para si, para as chinelas (umas chinelas de Túnis, que lhe deu recente amigo, Cristiano Palha), para a casa, para o jardim, para a enseada, para os morros e para o céu; e tudo, desde as chinelas até o céu, tudo entra na mesma sensação de propriedade.
            Vejam como Deus escreve certo por linhas tortas”, pensa ele. ‘Se mana Piedade tem casado com Quincas Borba, apenas me daria uma esperança colateral. Não casou; ambos morreram, e aqui está tudo comigo; de modo que o que parecia uma desgraça...’”
ASSIS, Machado de. Quincas Borba. In: Obra completa. Rio de Janeiro: Cia, José Aguilar Editora, 1971, p.644, v.1.



1. fitava:
a) admirava
b) encarava
c) olhava
d) focava
e) desafiava

2. metidos:
a) enfiados
b) cravados
c) inseridos
d) colocados
e) depositados

3. cuidaria:
a) desconfiaria
b) acharia
c) imaginaria
d) pensaria
e) suporia
4. admirava:
a) observava
b) julgava
c) pensava
d) amava
e) apreciava

5. quieta:
a) estagnada
b) parada
c) empoçada
d) calma
e) revolta

6. Cotejava:
a) Equiparava
b) Comparava
c) Equilibrava
d) Compensava
e) Compreendia
7. recente:
a) jovem
b) novo
c) contemporâneo
d) inédito
e) atual

8. entra:
a) inclui-se
b) penetra
c) adentra
d) insere-se
e) participa

9. sensação:
a) imagem
b) emoção
c) ideia
d) perspectiva
e) noção
10. Vejam:
a) Observem
b) Percebam
c) Notem
d) Imaginem
e) Constatem

11. certo:
a) lógico
b) correto
c) claro
d) evidente
e) óbvio

12. tortas:
a) transversais
b) incorretas
c) esdrúxulas
d) grotescas
e) estranhas
13. colateral:
a) secundária
b) indireta
c) genérica
d) direta
e) isolada

14. de modo:
a) de jeito
b) de sorte
c) de maneira
d) concluindo-se
e) sabendo-se

15. uma desgraça:
a) uma infâmia
b) uma tragédia
c) um acidente
d) um incidente
e) uma tramoia



TEXTO 3: Revista Época – Barrados no Seminário                                                 (múltipla escolha complexa)
            “O Vaticano deve divulgar dentro de seis semanas uma instrução que proíbe a entrada de seminaristas e a ordenação de padres homossexuais, mesmo que celibatários. A divulgação deverá ocorrer depois do Sínodo dos Bispos, que acontecerá em outubro, mas a instrução já causa polêmica. O documento, que já teria sido aprovado pelo papa Bento XVI, seria uma solicitação do papa João Paulo II, morto em abril, feita em 1994 à Congregação para a Educação Católica, que também cuida dos seminários. A instrução não teria efeito retroativo, por isso padres homossexuais celibatários não poderão ser afastados da Igreja. O documento é interpretado como uma tentativa de evitar mais escândalos de abusos sexuais envolvendo padres, como os que têm vindo à tona nos Estados Unidos, onde 80% das vítimas são meninos.”
A Semana – Barrados no Seminário. Época, São Paulo, n.384, p. 10, 26 set. 2005.



1. divulgar:
a) difundir
b) disseminar
c) espalhar
d) informar
e) confidenciar

2. uma instrução:
a) uma norma
b) um édito
c) um edital
d) uma lei
e) uma sugestão

3. proíbe:
a) impede
b) veta
c) determina
d) estabelece
e) castra
4. a entrada:
a) o ingresso
b) a admissão
c) a penetração
d) a visita
e) a participação

5. celibatários:
a) virgens
b) castos
c) puros
d) solteiros
e) casados

6. ocorrer:
a) acontecer
b) nascer
c) estabelecer-se
d) iniciar
e) começar
7. Sínodo:
a) Encontro
b) Convescote
c) Piquenique
d) Concílio
e) Conselho

8. causa:
a) desperta
b) detona
c) determina
d) cria
e) estabelece

9. polêmica:
a) controvérsia
b) tumulto
c) confusão
d) argumentação
e) bagunça
10. O documento:
a) O artigo
b) O assunto
c) O texto
d) O material
e) O atestado

11. aprovado:
a) sacramentado
b) endossado
c) lido
d) criticado
e) passado

12. uma solicitação:
a) uma ordem
b) uma determinação
c) um pedido
d) uma insinuação
e) um favor
13. efeito retroativo:
a) efeito anterior
b) efeito contrário
c) efeito benéfico
d) efeito de retorno
e) efeito colateral

14. afastados:
a) exterminados
b) banidos
c) expulsos
d) exilados
e) varridos

15. interpretado:
a) compreendido
b) entendido
c) visto
d) analisado
e) julgado



TEXTO 4: Vinícius de Moraes                                                                                  (múltipla escolha complexa)


Soneto de Fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento

Quero vive-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem ama
Quem sabe a solidão, fim de quem vive

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.




MORAES, Vinicius de. In: Obra Completa. Rio de Janeiro: Cia, José Aguilar Editora, 1971, p. 133.



1. atento:
a) vigilante
b) observador
c) atencioso
d) cuidadoso
e) bondoso

2. zelo:
a) atenção
b) carinho
c) cortesia
d) cordialidade
e) fidalguia

3. em face:
a) diante
b) defronte
c) em frente
d) ao lado
e) atrás

4. encanto:
a) fascínio
b) deslumbramento
c) beleza
d) espetáculo
e) maravilha

5. meu pensamento:
a) minhas ideias
b) meu raciocínio
c) minha lógica
d) minha visão
e) meus princípios

6. vive-lo:
a) aproveitá-lo
b) curti-lo
c) desfrutá-lo
d) amá-lo
e) senti-lo

7. em seu louvor:
a) em sua homenagem
b) em sua intenção
c) em seu mérito
d) em seu respeito
e) em sua memória

8. meu canto:
a) minha música
b) meus versos
c) meu poema
d) minhas palavras
e) minha melodia

9. derramar:
a) entornar
b) soltar
c) espargir
d) afogar
e) divulgar

10. Ao seu pesar:
a) Ao seu desconsolo
b) À sua tristeza
c) Ao seu pranto
d) Ao seu entusiasmo
e) Ao seu delírio

11. seu contentamento:
a) seu júbilo
b) sua alegria
c) seu entretenimento
d) seu prazer
e) seu êxtase

12. procure:
a) persiga
b) busque
c) ache
d) cace
e) encontre
13. angústia:
a) tormento
b) preocupação
c) dor
d) tristeza
e) sofrimento

14. imortal:
a) infinito
b) imorredouro
c) eterno
d) permanente
e) longo

15. chama:
a) fogo
b) paixão
c) efêmero
d) passageiro
e) incêndio



6. Uma vez basta.
            Cuidado com as redundâncias, como esta: Amanheceu o dia.
            Como? Amanheceu já basta, porque só o dia amanhece. Mais redundâncias? Aqui vão:
Comparecer pessoalmente = comparecer                 Planos para o futuro = planos
Empréstimo temporário = empréstimo                                  Terminantemente proibido = proibido
Criar novo projeto = criar projeto

AGORA É A SUA VEZ! Desfaça as redundâncias nas expressões abaixo:
Encarar de frente = ___________________________________________
Monopólio exclusivo = ___________________________________________
Outra alternativa = ___________________________________________
Pequenos detalhes = ___________________________________________
Vereador da cidade = ___________________________________________
Exultar de alegria = ___________________________________________
Multidão de pessoas = ___________________________________________
Panorama geral = ___________________________________________
Surpresa inesperada = ___________________________________________
Hemorragia de sangue =___________________________________________
Subir para cima = ___________________________________________
Menino homem =___________________________________________
Agora já = ___________________________________________
Almirante da Marinha = ___________________________________________
Amigo pessoal = ___________________________________________
Ganhar grátis = ___________________________________________
Goteira no teto = ___________________________________________
Gritar alto = ___________________________________________
Habitat natural = ___________________________________________
Hepatite do fígado = ___________________________________________
Inaugurar novo recinto = ___________________________________________
Acabamento final = ___________________________________________

Reescreva as frases abaixo de forma a eliminar a redundância presente nelas:
1. Uma das penas de morte no passado consistia em decapitar a cabeça do condenado.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Sairei para trabalhar assim que amanhecer o dia.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Devemos encarar de frente os nossos problemas.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. “Eu nasci há dez mil anos atrás”
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Juliana Paes é a protagonista principal da novela “Caminho das Índias”.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Muitas pessoas não conseguem conviver junto por muitos anos.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Gabriele, a viúva do falecido, apareceu aqui nesta tarde para comprar um carro.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. A professora acrescentou mais uma ideia ao projeto.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. O estado exportou para fora menos calçados este ano.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Será que tenho outra alternativa?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11. O rapaz se infiltrou dentro da festa sem ser convidado.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12. Pessoal, vamos adiar para depois  esta reunião!
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Capriche nos parágrafos
            Os entendidos garantem que tudo começa com um tópico frasal impactante. Muita calma nessa hora. Tópico frasal é um resumo em uma ou duas frases do que será dito pelo autor no parágrafo. Em seguida, vem o desenvolvimento da ideia em mais duas ou três frases. Deve conter exemplos, analogias, fatos, confrontos, explicações e outros elementos que sustentem o tópico frasal. Assim, o tópico frasal não fica solto no ar, falando sozinho. Na prática, é como escrever uma minidissertação em cada parágrafo.
            Observe como essa regra acontece em parágrafos extraídos de redações do Enem:
A economia brasileira está cada vez mais forte. O país está no ranking das dez economias que possuem os maiores PIBs do mundo. Além disso, o Brasil se tornou um grande exportador de commodities.
            O tópico frasal é curto e grosso. A economia brasileira está cada vez mais forte. É uma declaração que resume todo o parágrafo. A partir dela, o estudante citou exemplos para comprová-la: O país está no ranking das dez economias que possuem os maiores PIBs do mundo. Além disso, o Brasil se tornou um grande exportador de commodities. Ou seja, o estudante utilizou dois casos de sucesso na economia brasileira para provar a afirmação do tópico frasal.
            E este caso?
Trocando o campo de futebol pelo canavial; o livro, pela enxada. Essa é a realidade de muitas crianças brasileiras atualmente. O trabalho infantil, que é constitucionalmente proibido, é uma realidade brasileira que se tornou gritante e insuportável. Do contexto de miséria, falta de solução e jogo de interesses, a infância no Brasil parece estar diminuindo gradativamente.
            Aqui o tópico frasal é diferente. Em vez de uma afirmação logo de cara, o autor preferiu começar com uma descrição cortante do trabalho infantil no Brasil: Trocando o campo de futebol pelo canavial; o livro, pela enxada. Só depois, ele apresentou a ideia central do parágrafo. Essa é a realidade de muitas crianças brasileiras atualmente. O recurso deu ao parágrafo um ar de suspense e valeu bons pontos ao autor no exame.
            Mais outro:
Como a leitura pode transformar nossa realidade? A leitura é extremamente importante, não apenas por ser fundamental em nossa formação intelectual, mas também por permitir a todos um acesso a um mundo de informações, ideias e sonhos. Sim, pois ler é ampliar horizontes e deixar que a imaginação desenhe situações e lugares desconhecidos e isto é um direito de todos.
            Dessa vez, o estudante abriu o parágrafo com uma pergunta no papel de tópico frasal: Como a leitura pode transformar nossa realidade?  Trata-se de uma maneira fácil e eficiente de iniciar o texto. No desenvolvimento do parágrafo, apresentou as respostas à pergunta inicial.
            Eis aqui um parágrafo um pouco mais sofisticado. O estudante combinou as duas técnicas anteriores:
Comícios estudantis. Diretas já. Caras-pintadas. O que se percebe de comum nesses movimentos é a maciça participação do público jovem. A luta para adquirir a liberdade e os direitos políticos foram muito bem representados, mas será que acabou? É preciso alertar a sociedade de que somente com esforço comum e o ímpeto de bravura de nossos jovens poderemos concretizar a conquista alcançada, e verdadeiramente promover as transformações sociais de que o país necessita.
            O tópico frasal é longo. Destaca momentos históricos da participação dos jovens em movimentos políticos e termina com uma pergunta. Recurso muito bem usado. A seguir, desenvolvendo a ideia original, o autor respondeu a própria pergunta, encerrando o pensamento e o parágrafo. Ponto pra ele.
            O tópico frasal é um sujeito flexível, tipo agente secreto 007. Adquire feições diferentes, dependendo da situação, da necessidade e da criatividade do autor. Pode ser uma afirmação, uma pergunta, uma consequência, uma lista de exemplos. Use esses recursos sem restrições. Diversifique. Dissertações com 30 linhas podem ter 6 parágrafos. Escreva cada um deles com um tópico frasal diferente e estará bem perto da nota máxima.

Agora faça as atividades a seguir:
I- Identifique o tópico frasal, as ideias secundárias e a conclusão (quando houver)  dos parágrafos abaixo:
a)      A função da moral é garantir o funcionamento, a estabilidade da vida em sociedade e a possibilidade de melhorá-la. Ora, como as necessidades sociais variam no tempo e no espaço, as normas morais também sofrem mudanças. Os antigos gregos, por exemplo, sacrificavam as crianças deficientes. Para eles, tal procedimento não era imoral, uma vez que os deficientes não correspondiam ao ideal de homem grego.
b)       O avanço da ciência beneficiou a sociedade e permitiu-lhe, por meio da doação de órgãos, que o sentimento de solidariedade e de amor ao próximo fosse praticado com maior intensidade nos últimos dez anos, assim o transplante tornou-se uma prática simples e espontânea, oferecendo esperanças a quem perecia de alguma deficiência.
c)      Os constantes atos de violência, praticados por adolescentes, avivaram as discussões acerca da redução da maioridade penal. Visto que, nos últimos anos, o número de assassinatos aumentou nas grandes metrópoles. Tendo como agentes menores de dezoito anos.
d)      “No século XXI, a violência no Brasil tem aumentado consideravelmente. Por outro lado, os recursos de segurança também evoluíram. Nos últimos meses, os governantes têm buscado, por meio de projetos, resolverem esse problema, o qual não é da competência somente dos políticos, mas de toda a sociedade.”
e) “O isolamento de uma população determina as características culturais próprias. Essas sociedades não têm conhecimento das ideias existentes fora de seu horizonte geográfico. É o que acontece na terra dos cegos do conto de H. G. Welles. Os cegos desconhecem a visão e vivem tranquilamente com sua realidade, naturalmente adaptados, pois todos são iguais. Esse conceito pode ser exemplificado também pelo caso das comunidades indígenas ou mesmo qualquer outra comunidade isolada.”
f) “O desprestígio da classe política e o desinteresse do eleitorado pelas eleições proporcionais são muito fortes. As eleições para os postos executivos é que constituem o grande momento de mobilização do eleitorado. É o momento em que o povão se vinga, aprovando alguns candidatos e rejeitando outros. Os deputados, na sua grande maioria, pertencem à classe A. É com os membros dessa classe que os parlamentares mantêm relações sociais, comerciais, familiares. É dessa classe com a qual mantêm maiores vínculos, que sofrem as maiores pressões. Desse modo, nas condições concretas das disputas eleitorais em nosso país, se o parlamentarismo não elimina inteiramente a influência das classes D e E no jogo político, certamente atua no sentido de reduzi-la.” (Leôncio M. Rodrigues)

II- Desenvolva os tópicos frasais seguintes, considerando os conectivos.
a) O jornal pode ser um excelente meio de conscientização das pessoas, a não ser que  _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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_________________________________________________________________________________________________
b) As mulheres, atualmente, ocupam cada vez mais funções de destaque na vida social e política de muitos países; no entanto ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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_________________________________________________________________________________________________
c) Se não souber preservar a natureza, o ser humano estará pondo em risco sua própria existência, porque... ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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_________________________________________________________________________________________________
d) O uso de drogas pelos jovens é, antes de tudo, um problema familiar, porque __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) O uso de drogas pelos jovens é, antes de tudo, um problema familiar, embora  ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
f) Um curso universitário pode ser um bom caminho para a realização profissional de uma pessoa, mas _________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
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g) Muitas pessoas propõem a pena de morte como medida para conter a violência que existe hoje em várias cidades; outras, porém _____________________________________________________________________________________
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COERÊNCIA E COESÃO – COMPETÊNCIAS 3 E 4


CONJUNÇÕES E SEUS SENTIDOS
Conjunções
Coordenativas
Subordinativas
aditivas                         explicativas                 alternativas
adversativas                  conclusivas
causais                       consecutivas                 comparativas                              condicionais              conformativas               temporais
proporcionais             integrantes                    finais
Exemplos com cada tipo de conjunção.

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS
Aditivas = dão ideia de adição, acrescentamento: e, nem, mas também, mas ainda, senão também, como também, bem como.
- O agricultor colheu o trigo e o vendeu.
- Não aprovo nem permitirei essas coisas.
- Os livros não só instruem, mas também divertem.

Explicativas = precedem uma explicação, um motivo: que, porque, porquanto, pois (anteposto ao verbo)
- Não solte balões, que (porque, pois, porquanto) podem causar incêndios.
- Choveu durante anoite, porque as ruas estão molhadas.

Alternativas = exprimem alternância, alternativa: ou, ou...ou, ora...ora, já...já, quer...quer, etc.
- Os sequestradores deviam render-se ou seriam mortos.
- Ora triste, ora alegre, a vida segue o seu ritmo.
- Quer reagisse, quer se calasse, sempre acabava apanhando.
- Ou você estuda ou arruma um emprego.

Adversativa = exprimem oposição, contraste, ressalva: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, senão, no entanto...
- Eu sou pobre, ao passo que ele é rico.
- A culpa, não atribuo a vós, senão a ele.
- Hoje não atendo, em todo caso entre.
- Sofrem duras privações, e não se queixam.

Conclusivas = indicam uma conclusão: logo, portanto, por isso, por seguinte, pois (posposto ao verbo)
- As árvores balançam, logo está vetando.
- Você é o proprietário do carro, portanto é o responsável.
- O mal é irremediável; deves, pois, conformar-te.

CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS ligam duas orações, subordinando uma à outra. Com exceção das integrantes, essas conjunções iniciam orações que traduzem circunstâncias.

Causais = introduzem orações que exprimem causa: porque, que, pois, porquanto, visto que...
- Como estivesse de luto não nos reconheceu.
- Desde que é impossível não insistirei.
- Não insistirei porque é impossível.

Consecutivas = iniciam orações que exprimem consequência: que (precedidos dos termos intensivos tão, tal, tanto, tamanho) de sorte que, de modo que, de forma que, de maneira que.
- Minha mão tremia tanto que mal podia escrever.
- Ontem estive doente, de sorte que não saí.
- Não podem ver um cachorro na rua sem que o persigam.

ATENÇÃO!
- O tambor soa porque é oco.
- O tambor é tão oco que soa.
- Choveu porque as ruas estão molhadas.
(Não é certeza de que choveu, alguém pode ter molhado a rua com mangueira.)
- Estude que é bom.
(Caso haja dúvida quanto a causa e a explicação, olhe a primeira oração se ela estiver no imperativo, a oração seguinte será uma explicação, pois justifica a sua ordem.)
- Ela está doente, porquanto eu vi a receita em seu quarto.
OBS.: Quando há a justificativa de um ponto de vista, a conjunção introduz uma explicação, mas quando se tem um fato provocando o outro temos uma conjunção causal.

Concessivas = iniciam orações que exprimem um fato que se concede, que se admite, em oposição a outro: embora, conquanto, que, ainda que, embora...
- Célia vestia-se bem, embora fosse pobre.
- Fez tudo direito, sem que eu lhe ensinasse.

ATENÇÃO! ADVERSIDADE VS. CONCESSÃO
- Ainda que chova, irei à praia.
- Choveu, mas fui à praia.
- O exército da rainha era invencível, não obstante foi derrotado.
- Vive pedindo fiado, conquanto seja rico.

ATENTE-SE AO LUGAR ONDE ESTÁ A CONJUNÇÃO. Se ela estiver no impedimento terá ideia de concessão, mas se estiver no resultado será uma adversidade.
MALGRADO O FRIO QUE ME ATINGE, DESEJO TOMAR O SORVETE.
1. Qual é palavra que se substituir malgrado não altera o sentido da frase?
a) porquanto
b) a despeito de
c) contanto
d) como

2. Qual é o sentido que possui a palavra malgrado?
a) adversidade
b) condição
c) concessão
d) comparação

Gabarito: 1.B, 2.C


ATENÇÃO! CONSEQUÊNCIA VS. CONCLUSÃO
- O aluno não veio à aula; não sabe, pois, a matéria.
(Deduz-se que o aluno não sabe a matéria, mas não se tem certeza.)
- Fazia tanto frio que meus dedos estavam endurecidos.
(algo certo = consequência)


ATENTE-SE AO SENTIDO DAS CONJUNÇÕES
- Os livros não só instruem, mas também divertem. (adição)
- O aluno estudou, e não passou. (adversidade)
- Adoro Cristina; agora, beijar seus pés eu não vou. (adversidade)
- Agora que o tempo esquentou, podemos ir à praia. (ideia de tempo)


Comparativas = introduzem orações que representam o segundo elemento de uma comparação: como, (tal)... qual, assim como, (tanto) quanto...
- Ele era arrastado pela vida como uma folha pelo vento.
- O exército avançava pela planície qual uma serpente imensa.
- Nada nos anima tanto como (ou quanto) um elogio sincero.

Condicionais = iniciam orações que exprimem condição ou hipótese: se, caso, contanto que, desde que...
- Ficaremos sentidos, se você não vier.
- Comprarei o quadro, desde que não seja caro.
- Não sairás daqui sem que antes me confesses tudo.

Conformativas = indicam conformidade de um fato com outro.
- As coisas não são como (conforme) dizem.
- Digo essas coisas por alto, segundo as ouvi falar.

ATENÇÃO! CONJUNÇÃO COMO
- Como o tambor é oco, ele soa. (causa)
- Ele ria como uma hiena. (comparação)
- Como diz minha mãe, “tristezas não pagam dívidas”. (conformidade)

Temporais = introduzem orações que exprimem tempo: quando, enquanto, logo que mal (=quando), sempre que...
- Venha quando você quiser.
- Não fale enquanto come.
- Ela me reconheceu, mal lhe dirigi a palavra.

Finais = iniciam orações que exprimem finalidade: para que, a fim de que, que (=para que)
- Afastou-se depressa para que não o víssemos.
- Fiz-lhe sinal que se calasse.
- Falei-lhe com bons termos, a fim de que não se ofendesse.

Proporcionais = iniciam orações que exprimem proporcionalidade: à proporção que, à medida que, ao passo que, quanto mais..., quanto menos...
- À medida que se vive, mais se aprende.
- Quanto mais as cidades crescem, mais problemas vão tendo.
- Os soldados respondiam, à medida que eram chamados.

Integrantes = introduzem orações que funcionam como substantivos: que, se.
- Pedi-lhe que me desculpasse. (Pedi-lhe desculpas)
- Verifique se o muro é sólido. (Verifique a solidez do muro)


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PRONOMES DEMONSTRATIVOS são os que indicam o lugar que o substantivo ocupa no espaço ou no tempo, em relação às três pessoas do discurso.
Compro este carro. [aqui] (O pronome indica que o carro está perto da pessoa que fala.)
Compro esse carro. [aí] (O pronome indica que o carro está perto da pessoa com quem se fala)
Compro aquele carro. [lá] (O pronome indica que o carro está afastado da pessoa que fala e daquela com quem se fala)
Observe os quadros:
Pronomes demonstrativos
Pessoa
Variáveis
Invariáveis
Este (esta, estes, estas)
Isto
Esse (essa, esses, essas)
Isso
Aquele (aquela, aqueles, aquelas)
Aquilo
Eles demonstram:

Espaço
Tempo
Texto
Referência do já dito
Este/isto
Próximo à 1ª pessoa
Presente
Palavras ou ideias serão citadas
Refere-se à palavra mais próxima
Esse/isso
Próximo à 2ª pessoa
Futuro ou passado próximos
Palavras ou ideias que já foram citadas
Refere-se à palavra intermediária
Aquele/
aquilo
Próximo à 3ª pessoa
Futuro ou passado distantes

_
Refere-se à palavra mais distante
Espaço
* Próximo à 1ª pessoa
Isto é meu.
* Próximo à 2ª pessoa
Isso que você está levando é seu?
*Próximo à 3ª pessoa
Aquilo que Dário está levando não é dele.

Tempo
*Presente
Neste instante minha irmã está trabalhando.
*Futuro ou passado próximos
No mês passado fui promovida no trabalho. Nesse mesmo mês comprei meu apartamento.
*Futuro ou passado distantes
Meu avô nasceu na década de 1930. Naquela época podia-se caminhar à noite em segurança

Texto
*Palavras ou ideias serão citadas
Lembre-se disto: “Quem espera muito cansa”.
*Palavras ou ideias que já foram citadas
“Quem espera muito cansa”. Lembre-se disso.

Referência do já dito
Pedro, Paulo e José são meus amigos. Este é advogado, esse é empresário e aquele é médico.

• São também usados como pronomes demonstrativos: mesmo, próprio, tal, semelhante, o, a, os, as (quando significam: aquele, aquela, aquilo).



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PRONOMES RELATIVOS são palavras que representam nomes já referidos, com os quais estão relacionados:
Armando comprou a casa que lhe convinha.

A palavra que representa o nome casa. Portanto, nesse caso, casa é o antecedente do pronome relativo que.

Outros exemplos:
Sejamos gratos a Deus, a quem tudo devemos.
O lugar onde paramos era deserto.
Traga tudo quanto lhe pertence.
Leve tantos ingressos quantos quiser.
Posso saber o motivo por que (ou pelo qual) desistiu do concurso?
“Tirei um colete velho, em cujo bolso trazia cinco moedas de ouro.” (Machado de Assis)
           
Os pronomes relativos substituem os nomes que os antecedem nas frases, evitando que seja repetida uma palavra da oração anterior:
Das árvores caíam folhas. + O vento levava estas folhas. = Das árvores caíam folhas que o vento levava.
Os planetas são súditos. + O rei deles é o Sol. = Os planetas são súditos cujo rei é o Sol
O futebol é um esporte. + O povo gosta muito desse esporte. = O futebol é um esporte de que o povo gosta muito.
Visitei a cidade. + Você nasceu nessa cidade. = Visitei a cidade onde você nasceu.
           
Considere o quadro abaixo para o uso correto dos pronomes relativos:
COISA
PESSOA
LUGAR
POSSE
QUANTIDADE
Que
O/a qual
Que
Quem
O/a qual
Onde
Em que
Cujo, cuja, cujos, cujas
Quanto, quanta, quantos, quantas.




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ATIVIDADES
1. Usando palavras e expressões adequadas ao contexto permitem ao leitor retomar informações já dadas no texto e relacioná-las com as que forem surgindo. Para tanto, recupere a sequência das partes no texto, observando como palavras e expressões do início de um parágrafo remetem ao que foi discutido no anterior.
(    ) E me interroguei: esses micróbios, além de fazerem (eventualmente) com que a gente adoeça, não estariam dentro de nós como pilotos numa imensa espaçonave? Apesar de acreditarmos em nossa autonomia, quem sabe eles não estejam, de fato, no volante de nossa vida?
(    ) Em 2010, nos “Annals of Epidemiology” (TTP://migre.me/8ftEa), li uma pesquisa que achei inquietante: ela confirmava uma dúvida que me assombrava por um bom tempo, a partir dos meus oito anos.
(    ) Justamente, os autores da pesquisa, Chris Reiber, J.Moore e outros, queriam saber se o vírus pode mandar em nós – não só alterar nosso humor, mas realmente influenciar nosso comportamento.
(    ) Com essa idade, aprendi que, mesmo sem estarmos doentes, somos habitados por bactérias, vírus, parasitas e fungos, que prosperam dentro de nosso organismo.
(    ) Claro, não é que os micróbios se sirvam da gente para levar a cabo um “plano” maquiavélico. Mas se entende, com Darwin, que um vírus que nos torne sociáveis durante a incubação só pode se dar bem na seleção natural, pois ele se espalhará facilmente. Ou seja, os micróbios mais eficientes seriam os que conseguem nos usar em seu interesse próprio, os que nos transformam em seus súcubos.
CALLIGARIS, Contardo. “Micróbios dominadores”, in: Folha de São Paulo, 15/3/2012, fragmento)

2. Para empregar bem palavras e expressões que podem estabelecer uma lógica temporal, recupere a coesão textual escolhendo do quadro os termos que organizem logicamente o texto quanto ao tempo.
Amado Pai da Paciência
José Arbex Jr.
________________________ [15 de março], por volta das 22h, um funcionário da Faculdade de Filosofia passou avisando aos poucos que restavam que a biblioteca estava fechando. Desci as escadas e, como _________________________ vi o professor Aziz Ab’Saber sentado em uma mesa de canto lendo, com a ajuda de uma lupa, um livro de quase mil páginas. As luzes da biblioteca estavam se apagando, mas ele insistia em continuar, resistindo no limite da desobediência.
            _________________________ , vi essa cena _______________________ e ________________________, por um segundo, sorri por simpatia daquele professor que não precisava estar ali, numa quinta-feira de chuva, enfrentando uma tarefa que parecia superar suas forças. ____________________________ à noite [16 de março] cheguei nessa mesma biblioteca e a mesa estava vazia. Nenhuma nota de falecimento. Tudo funcionava normalmente, impelido por uma corrente de normalidade que nos oprime e contra a qual ele dedicou a sua vida, com grandes obras e pequenos gestos como esse, de resistir diante de um livro, sob uma mesa no escuro.
hoje
ontem
amanhã
sempre
jamais
nos últimos segundos
nos últimos anos
poucas vezes
muitas vezes





3. Ao escolher o conectivo certo, você garante ao leitor estabelecer relações de sentidos esperadas. Para isso, indique a alternativa em que as expressões conectivas poderiam substituir, respectivamente, as que estão destacadas no texto.
Política de uma nota só
Vladimir Safatle
            Há várias maneiras de despolitizar uma sociedade. A principal delas é impedir a circulação de informações e perspectivas distintas a respeito do modelo de funcionamento da vida social. Há, no entanto, uma forma mais insidiosa. Ela consiste em construir uma espécie de causa genérica capaz de responder por todos os males da sociedade. Qualquer problema que aparecer será sempre remetido à mesma causa, a ser repetida infinitamente como um mantra.
            Isto é o que ocorre com o problema da corrupção no Brasil. Todos os males da vida nacional, da educação ao modelo de intervenção estatal, da saúde à escolha sobre a matriz energética, são creditados à corrupção. Dessa forma, não há mais debate político possível, pois o combate à corrupção é a senha para resolver tudo. Em consequência, a política brasileira ficou pobre.
a) todavia, portanto, mas, em conclusão.
b) entretanto, porque, por isso, assim como.
c) porém, deste modo, já que, apesar disso.
d) contudo, assim, porque, em decorrência.
e) mas, logo, visto que, a fim de que.

4. Tire proveito de pronomes e advérbios para retomar ou introduzir referentes no texto. Veja o texto abaixo:
Orkut é solidão
Luiz Antônio Giron
            Quem quer um pouco de solidão pode regressar ao Orkut. Ali, por ironia da roda da internet, a experiência de exclusivismo voltou a ser possível. Anda tão despovoado que eu acho que o Google desistiu de coletar dados de seus membros. Além disso, o Orkut ainda possui ferramentas que o Face não oferece. Criar grupos orgânicos por afinidade, por exemplo, é difícil no Facebook porque a velocidade da rede promove a dispersão das ideias. O Facebook alimenta o onanismo social. Em vez de segmentar os públicos, ele tende à fragmentação. O tempo curto do Face carrega e destrói tudo o que encontra pela frente. No fim das contas, só só sobra o caos. O Orkut oferece ordem, meditação e concentração em pleno deserto assombrado. Porque o tempo e o espaço ali estão congelados. Ali, ainda é possível topar com gente rara interessada em fazer amigos virtuais de verdade, e não colecionar nomes ocos. Quem sabe eu esteja contemplando uma miragem? Sim, deve ser isto: sofro de orkutalgia.

Qual alternativa apresenta os termos que no texto são referenciados pelos que estão indicados no quadro?
(1) ali
(2) seus
(3) ele
(4) isto
a) (1) solidão, (2) membros, (3) onamismo social, (4) sofro.
b) (1) Orkut, (2) dados, (3) Face, (4) sim.
c) (1) Orkut, (2) Orkut, (3) Face, (4) Orkut.
d) (1) Orkut, (2) Google, (4) sofro de orkutalgia.
e) (1) Orkut, (2) Orkut, (3) Facebook, (4) sofro de orkutalgia.

5. Evite repetições, na retomada de referências, usando sinônimos, hiperônimos, perífrases, nominalizações, termo síntese, generalizações. Assim, elimine as repetições destacadas no texto.
Reprogamação celular permite avanço da pesquisa sem ferir Lei de Biossegurança
            A técnica de reprogramação celular, que consegue transformar uma célula de pele, por exemplo, em célula embrionária, pode ser uma alternativa às clonagens reprodutiva e terapêutica, proibidas no Brasil pela Lei de Biossegurança (Lei nº 11.105/2005).
            A técnica, inventada por pesquisadores japoneses, tem o nome de células-tronco pluripotentes induzidas, desenvolvidas a partir de células-tronco adultas modificadas em laboratório.
            Lygia da Veiga Pereira, chefe do Laboratório de Células-Tronco Embrionárias ligado à Universidade de São Paulo (USP) e à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explica que por meio da técnica é possível reprogramar uma célula em outros tecidos. “Ou seja, pode passar de uma célula somativa [qualquer uma, menos óvulo ou espermatozoide] para um estado embrionário sem utilizar óvulos nem embriões”, explica Lygia da Veiga Pereira no site da Sociedade Brasileira de Genética.
Jornal do Brasil. Ciência e Tecnologia. 6/5/2012. Fragmento adaptado.
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PONTOS PRINCIPAIS EM UMA DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA

1. Cumprimento do Tema

O primeiro passo para sair-se bem em qualquer proposta de redação é cumprir o tema selecionado pela banca elaboradora da prova; o tangenciamento indica que o candidato não cumpriu totalmente o tema e a fuga total ao tema acarreta em anulação do texto.

2. Cumprimento do Tipo Textual

O candidato, no caso do Enem, deve escrever uma dissertação-argumentativa. Como trata-se de um tipo textualformal, a primeira pessoa do singular deve ser evitada e, assim, a redação deve ser redigida de maneira impessoal. Caso o texto seja de outro tipo textual ou um gênero qualquer será anulado.

3. Norma Culta da Língua Portuguesa

A linguagem da dissertação-argumentativa deve estar na modalidade escrita formal, seguindo todas as convenções da gramática normativa da Língua Portuguesa. Traços de oralidade (coloquialismos, gírias, palavrões, vícios de linguagem etc) devem ser evitados.

4. Proposta de Intervenção Social

A grade de correção da redação do Enem possui uma particularidade: a quinta competência avalia a presença e a qualidade de uma proposta de intervenção social para o tema proposto, pois este é, tradicionalmente, de cunho social e voltado ao contexto brasileiro. O texto que não sugerir e, assim, não desenvolver uma proposta de intervenção social ficará com nota zero nesta competência.

5. Coesão e Coerência

A dissertação-argumentativa no Enem e em qualquer outro vestibular deve ser coesa e coerente; não deve haver contradições sob nenhuma circunstância.

6. Senso Comum

O chamado “senso comum” deve ter evitado, já que o candidato deve trazer argumentos coesos, coerentes e críticos a fim de se mostrar protagonista de suas opiniões.

7. Impropérios

A presença de qualquer tipo de impropério (ofensa, ultraje, insulto) ou quebra semântica acarretará na anulação da prova de redação do Enem. Este não é o momento de fazer brincadeiras, piadas ou de querer testar a banca de correção do exame.

8. Número de Linhas

Dissertações-argumentativas com menos de sete linhas serão anuladas, já que é humanamente impossível escrever um texto adequado em tantas poucas linhas. O espaço destinado na folha oficial de redação não deve ser ultrapassado pelo candidato.

9. Cópia da Coletânea de Textos Motivadores

O candidato ao Enem deve evitar copiar parcial e/ou integralmente a coletânea de textos motivadores da proposta de redação. Linhas que trazem cópias serão desconsideradas no momento da correção.

10. Título

Segundo as publicações oficiais, o título na redação do Enem é optativo, ou seja, o candidato escolhe se intitula sua dissertação-argumentativa ou não. Portanto, redações intituladas não podem ser privilegiadas em detrimento daquelas que não estão com títulos.

11. Respeito aos Direitos Humanos

O candidato, ao redigir sua dissertação-argumentativa no Enem ou em qualquer outro exame, tem o dever de respeitar os direitos humanos a fim de combater preconceitos de todas as ordens.

12. Planejamento

O planejamento do texto em uma prova de redação é de extrema importância, pois influencia diretamente na coesão e na coerência da redação. Por isso é fundamental fazer um rascunho; este é o momento para o planejamento.

Links de sites que corrigem redação:
PAGO
GRATUITO

Referências Bibliográficas:
PEREIRA, Camilla Dalla Pozza. Artigos disponíveis no site www.infoenem.com.br.
PIMENTEL, Carlos. Redação descomplicada. São Paulo: Saraiva, 2008.

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